sexta-feira, 18 de março de 2011

Peixe à Fiorentina



Há uns dias atrás, participei de uma promoção no blog da Deborah (www.delicias1001.com.br) e ganhei um kit com produtos Mococa. O kit é muito legal, vem uma caixa com bastante coisa! Logo que o kit chegou, fiquei ansiosa para a experimentar os produtos e comecei fazendo esta receita de peixe retirada do livro Dona Benta (p. 568), com umas pequenas alterações.

Ingredientes:

500 gramas de filé de peixe
1 couve-flor pequena, cozida
1 caixinha de molho branco pronto Mococa
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga com sal Mococa
Farinha de trigo o quanto baste
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Tempere os filés de peixe a gosto. Aqueça bem uma frigideira e adicione um pouco da manteiga. Passe os filés de peixe na farinha de trigo, retire o excesso e doure 2 a 2 na frigideira. Vá colocando mais manteiga conforme for necessário, até acabarem todos os filés. Unte uma travessa refratária com um pouco de manteiga e coloque os filés de peixe. Disponha entre eles a couve-flor. Numa panela, aqueça o molho branco e tempere a gosto. Despeje por cima do peixe e da couve-flor. Salpique o parmesão e leve ao forno quente para gratinar o queijo.

Dicas:

Se possível, cozinhe a couve-flor no vapor, é mais saudável. Cuidado para não deixar ficar muito mole, pois o prato ainda vai ao forno e pode acontecer da couve-flor ficar mole demais.
A receita do livro era feita com espinafres ao invés de couve-flor. Resolvi fazer a substituição porque acho que couve-flor combina com molho branco, e era o que tinha aqui em casa.

2 comentários:

  1. Hum!!!Imagino que não sobrou nada!!!Até o cheirinho sentí aqui!!!!Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Amo peixe, vou tentar fazer, acho que não vai ficar com a mesma cara que o seu mais vou tentar. bjs.
    htpp://artesanatodasandrica.blogspot.com

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!