quinta-feira, 29 de julho de 2010

Lasanha da Mara


Na minha opinião, não existe lasanha melhor que a da Mara, minha mãe. Não sei de onde ela tirou a receita, se foi invenção dela ou se pegou com alguém. O que eu mais gosto é o fato dessa lasanha levar 2 molhos, acho que fica um contraste legal de sabores que combina muito bem. E é fácil de fazer, desde que siga a receita direitinho!

Ingredientes:

Para o molho de tomate:
2 latas de molho de tomate pronto
Ervilhas a gosto
Manjericão a gosto

Para o molho branco:
1 colher (sopa) de margarina
2 copos (grandes) de leite
1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho
2 colheres (sopa) bem cheias de queijo parmesão ralado
Sal, pimenta e orégano a gosto

Para a lasanha:
1 quilo de massa para lasanha (pré-cozida)
600 gramas de presunto de qualidade
600 gramas de queijo tipo mussarela
Queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

Para o molho de tomate:
Aqueça as latas de molho de tomate numa panela funda. Coloque um pouco de água e deixe ferver bem para perder a acidez. O molho não deve ficar muito grosso. Coloque ervilhas a gosto e manjericão. Caso queira, coloque mais temperos.

Para o molho branco:
Derreta a margarina e acrescente o leite. Após ferver, coloque o amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite e mexa bem até engrossar. Abaixe o fogo e coloque o queijo parmesão, sal, pimenta e orégano. Não deixe o molho engrossar demais, caso isso aconteça, coloque um pouco a mais de leite.

Para a lasanha:
Numa assadeira grande, coloque uma camada generosa de molho de tomate quente. Espalhe uma camada de massa até cobrir todo o fundo da assadeira. Coloque por cima uma camada de presunto, espalhe molho branco. Cubra com outra camada de massa e espalhe mussarela. Cubra com molho de tomate e depois coloque mais uma camada de massa e outra de presunto. Faça isso com quantas camadas desejar. Na lasanha da foto, fiz com 3 camadas de presunto e 3 de queijo, mas minha mãe costuma fazer com 2 camadas de cada. Finalize com a massa e molho de tomate. Salpique o parmesão ralado e leve ao forno até derreter bem.

Dicas:
A massa de lasanha deve ser daquelas pré-cozidas. Caso contrário, você deverá cozinhar antes cada fatia de massa, e isso dá muito trabalho! Eu usei da marca "massa leve". Procure escolher uma que seja mais fina, senão o molho não cozinhará a massa direito.
Os molhos não podem ser tão espessos justamente para que cozinhem a massa da lasanha.
Se preferir, faça um molho de tomate ao invés de comprar pronto. Use tomates bem maduros, remova a pele e deixe as sementes. Tempere a gosto.
Essa receita de lasanha rende muito, se preferir, faça meia receita. As quantidades de presunto e queijo descritas acima são aproximadas.

Um comentário:

  1. Luciana Bronkhorst16 de maio de 2011 10:42

    Essa lasanha é boa demais...aiai...sou fã da sua receita, estou por aqui sempre. Um beijo e parabéns!!!..Luciana

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!