segunda-feira, 7 de junho de 2010
Torta Veludo Negro
Essa receita é do culinarista Mauro Rebelo, dono da comunidade "Culinária-Receitas" do orkut e também do site "Bem Comer". Como o Mauro possui inúmeras receitas maravilhosas, resolvi testar essa que tinha uma foto de babar lá na comunidade e muita gente elogiando. Fiz algumas alterações na receita original dele.
Ingredientes:
Para a massa:
200 gramas de biscoito tipo “maizena”
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
Raspas de 1 limão pequeno
150 gramas de manteiga levemente amolecida
Para o recheio:
1 caixinha de creme de leite
1 lata de leite condensado cozido na pressão por cerca de 35 minutos
6 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
Modo de Preparo:
Para a massa:
Triturar no liquidificador o biscoito. Passar para uma tigela, juntar o chocolate em pó, as raspas de limão e a manteiga. Misturar tudo com as mãos até obter uma massa maleável e uniforme. Forrar com essa massa o fundo e as laterais (cerca de 3 cm de altura) de uma forma de aro removível (20 cm de diâmetro). Levar à geladeira até ficar bem firme.
Para o recheio:
Bater o doce de leite na batedeira em temperatura ambiente. Juntar o creme de leite ao doce de leite. Acrescentar o chocolate em pó, misturar tudo até obter um creme liso. Rechear a massa de biscoitos e chocolate com esse creme e levar à geladeira por cerca de 4 horas. Na hora de servir, decorar com coco seco em flocos ou fitas de coco. Desenformar e colocar em um prato de servir.
Dicas:
O limão na massa dá um toque azedinho interessante na torta. Se você não gosta, retire o limão.
Tanto no recheio quanto na massa, usei chocolate em pó mesmo e não achocolatado. O chocolate em pó é muito mais forte, por isso, diminuí a quantidade em relação a receita original. Caso prefira um gosto mais acentuado de chocolate, coloque 8 colheres (sopa) na massa e 6 colheres (sopa) bem cheias no recheio. Se você usar o achocolatado, deverá ficar doce demais.
O recheio fica bem cremoso. Caso prefira um creme mais firme, diminua a quantidade de creme de leite para meia caixinha.
Essa torta deverá ser retirada apenas no momento de servir, caso contrário, o creme começa a amolecer. A receita original também dizia que a torta ficava ótima no congelador, mas eu não testei.
Gostei muito desse recheio, deve ficar uma delícia também em um pavê.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nossa karen!!!Só pratos lindos!!!E,EU COMERIA ISSO!!!Tudo de bom!!!Ô menina prendada!!!
ResponderExcluirDá até pena de comer para não atrapalhar o trabalho artístico...
ResponderExcluir