quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Ninhos Recheados ao Forno
Impossível um ser não conseguir fazer esse prato. Absurdamente fácil, sem rodeios. Sem contar que é bom demais! Já faz tempo que estou namorando essa receita, vi uma versão no Panelaterapia, outra compartilhada no face da minha irmã, outra enviada por uma prima. Aí já era demais e resolvi fazer logo. A receita que eu fiz é baseada nessas versões que eu vi pela internet.
Ingredientes:
Ninhos de macarrão cabelo de anjo (eu usei cerca de 8 ninhos)
1 e 1/2 sachê de molho de tomate pronto
1 sachê de água filtrada (use o sachê de molho para medir)
Sal (eu coloquei 1 colher de café)
Catupiry a gosto
Queijo ralado grosso a gosto (eu usei muçarela, cerca de 150 gramas no total)
Modo de preparo:
Primeiro faça o molho: numa panela, misture o molho com a água e o sal. Deixe ferver. É necessário que o molho fique mais ralo mesmo, pois o macarrão vai cozinhar nele. Se estiver encorpado, o macarrão vai ficar cru. Despeje metade desse molho quente numa travessa que possa ir ao forno. Disponha os ninhos lado a lado. No centro de cada ninho, coloque uma generosa porção de catupiry (cerca de 1 colher de sobremesa) e por cima disso, uma porção generosa de muçarela ralada. Cubra com o molho que restou. Feche com papel alumínio e leve ao forno para o macarrão cozinhar. O tempo vai variar com o tipo de forno, tipo de travessa, tipo de macarrão e etc. Eu deixei uns 10 minutos, abri o forno e verifiquei o cozimento; peguei um pouco do molho da travessa e cobri as partes do macarrão que eventualmente ficaram sem molho (se não fizer isso, vai ter partes duras no ninho) e deixei mais uns 7 minutos no forno. Sirva imediatamente.
Dicas:
Usei macarrão tipo cabelo de anjo porque acho que cozinha melhor dessa forma. Massas como talharim, por exemplo, por serem mais grossas, tem maior chance de ficarem mal cozidas.
O macarrão absorve muito molho. É importante usar bastante, e também assar os ninhos numa forma funda para que fiquem bem cobertos pelo molho.
No centro, ao invés de catupiry, você pode usar requeijão cremoso ou creme de ricota. E também deve ficar muito bom com um rolinho de presunto e queijo, ou então com uma porção de recheio de frango, etc.
Se quiser fazer com molho branco ou qualquer outro, lembre-se de preparar um molho mais ralo para cozinhar o macarrão.
É importante colocar mais sal no molho, pois o macarrão não tem sal e além disso, o molho recebe uma boa parte de água.
Se você for fazer mais do que 8 ninhos, certamente precisará fazer mais molho. 8 ninhos servem muito bem duas pessoas (aqui em casa comemos meu marido, meu filho e eu).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pois ... eu também comeria isso ... e toda contente!!!!
ResponderExcluirFaz e me chama, comeremos juntas! ;-)
ExcluirKa, será que fica bom com aquela massa de talharim que é mais fina?
ResponderExcluirOi Michele!! Bom ver vc por aqui.
ExcluirMas que massa é essa mais fina que eu não conheço? Olha, eu já comi com talharim e ficou bom sim. Só preferi fazer com cabelo de anjo pra ter certeza de que todo o macarrão ia cozinhar (as partes que eventualmente ficam "pra fora" do molho ficam duras), já que esse tipo de macarrão é mais fininho. Dá certo com qualquer macarrão, desde que tenha bastante molho para a massa cozinhar.
Reconfortante e delicioso
ResponderExcluirE fácil, Marisa! rsrs
Excluirum bjo!
Pode ser feito no microondas? Qual o tempo necessário?
ResponderExcluirOi Sheyla, eu nunca fiz no micro-ondas, mas acredito que pode sim. Coloque 5 minutos na potência alta, abra e veja o cozimento. Se estiver muito firme, coloque mais 3 minutos e vá repetindo o processo até ficar macio. Difícil falar em tempo fixo quando se trata de micro-ondas porque cada marca funciona de um jeito, e além disso, eu nunca testei para poder dizer com precisão. Ah! No micro-ondas deve espirrar um pouco e fazer sujeira, então sugiro que você cubra com papel filme, e faça uns furos no plástico.
ExcluirSe fizer, volta aqui para me contar! :-)