terça-feira, 7 de outubro de 2014

Brownies da Nigella


Tá, eu sei que todo mundo já comeu brownie, já fez brownie em casa e já está careca de saber como é. Para quem gosta de fazer, eu diria que essa é a melhor receita que já testei. Se você quer experimentar o verdadeiro brownie em casa, esqueça tudo que já aprendeu até hoje sobre isso e faça essa receita da chef Nigella Lawson. Sério, de todos que já fiz, esse é o que dá o melhor resultado - sem contar na facilidade em preparar! Não que os outros sejam ruins, mas esse é o que chega mais perto do conceito de um brownie: baixinho, massa bem úmida, com gosto pronunciado de chocolate.
Fonte: livro "Na cozinha com Nigella" - p. 216.

Ingredientes:

150 gramas de manteiga sem sal
300 gramas de açúcar mascavo claro
75 gramas de pó de cacau, peneirado
150 gramas de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Aproximadamente 150 gramas de chocolate ao leite, cortado em pedacinhos
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar (opcional - eu não coloquei)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190º C. Derreta a manteiga em fogo baixo numa panela média. Quando estiver derretida, acrescente o açúcar, mexendo com uma colher de pau (ainda em fogo baixo) para ajudá-lo a se mesclar com a manteiga derretida. Peneire o cacau em pó, a farinha, o bicarbonato e o sal juntos, depois acrescente à panela e mexa; quando estiver misturado (será uma mistura bem seca e não totalmente mesclada neste estágio), retire do fogo. Em uma panela ou jarro, bata os ovos com o extrato de baunilha e depois misture com a massa do brownie na panela. Adicione o chocolate picado, misture e rapidamente despeje a massa em um tabuleiro forrado com papel alumínio* ou assadeira descartável, espalhando a massa com uma espátula, e asse em forno preaquecido por 20-25 minutos. Após esse tempo, o brownie vai parecer firme e seco por cima, mas quando você tocar a superfície, sentirá que ainda está mole por baixo, e o testador de bolos (um palito serve) vai sair sujo. É assim que deve ser. Coloque o tabuleiro sobre uma grelha para esfriar um pouco antes de cortar em pedaços e polvilhar açúcar de confeiteiro.

Dicas:

*Eu gosto de forrar a forma com papel manteiga. Com papel alumínio eu nunca fiz. Para fazer brownies, tem que forrar a assadeira mesmo, senão gruda tudo!
Quando os brownies esfriam é que ficam com característica de brownies: "pegajosamente macios por dentro e mais densos por cima".
O mais difícil de fazer brownie é não deixar passar do ponto! Se passar, fica parecendo bolo. É muito importante vigiar para que não assem demais. Apesar da receita ter mencionado tempo de forno, não se prenda nisso. Aqui em casa o tempo foi menor - cerca de 20 minutos. E lembre-se: para testar, não é como bolos, o palito precisa sair sujo!
Use um tabuleiro quadrado de 25 cm com 5 cm de profundidade; ou um retangular de 30 x 20 x 5 cm.
Outra coisa importante a lembrar é sobre a durabilidade: brownies endurecem rapidamente. Fiz metade dessa receita justamente para acabar logo. Se sobrar, guarde em recipiente bem fechado e consuma em no máximo 2 dias.
Eu adicionei amêndoas laminadas na massa. Adoro brownies com castanhas, nozes, amêndoas, etc.

6 comentários:

Eu comentaria isso!