sábado, 9 de agosto de 2014

Cupcakes de Doce de Leite com Chantininho


Oi gente! Desde que vi essa receita de cobertura para cupcakes rolando por aí (mais precisamente, no grupo da Eduk no facebook), não sosseguei até testar. Feita com chantilly, leite em pó e açúcar de confeiteiro, tem um ótimo ponto para usar bico e resiste bem ao calor. Sem falar que é gostosa mesmo. Vale a pena para fugir do tradicional buttercream ou chantilly puro.

Ingredientes:

Para os cupcakes:
1 ovo grande
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de achocolatado (usei chocolate em pó)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água fervendo
1/4 xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Para o recheio:
Doce de leite (use um de boa qualidade)

Para o chantininho:
200 mL de chantilly de caixinha
4 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro peneirado
Palitos de callebaut (chocolate belga) para decorar

Modo de preparo:

Para os cupcakes:
Numa vasilha, coloque o ovo e bata bem com uma colher de pau (se tiver um fouet, melhor). Junte o açúcar e bata bem novamente. Vá colocando um ingrediente de cada vez, na ordem, e bata bem após cada adição. Unte e enfarinhe a fôrma de cupcakes (se você for usar forminhas de papel, não precisa untar e nem enfarinhar) e distribua a massa até a metade de cada cavidade. Leve ao forno para assar.

Para a chantininho:
Bata o chantilly em ponto firme (siga as instruções da embalagem), desligue a batedeira e junte o leite em pó e o açúcar já peneirado. Bata até ficar homogêneo. Reserve tampado na geladeira até a hora de aplicar.

Montagem:
Pegue cada cupcake já frio, retire o miolo e recheie com cerca de 1 colher de chá de doce de leite. Coloque o chantininho num saco de confeitar, escolha um bico e aplique fazendo movimentos circulares. Espete o palito de chocolate belga caso vá usar. Conserve tampado na geladeira por até 3 dias.

Dicas:

Essa receita rende cerca de 12 cupcakes.
Se achar mais prático, bata a massa dos cupcakes na batedeira.

12 comentários:

  1. Ola! Tem como fazer o chantininho com creme de leite fresco?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, mas você vai ter que tomar muito cuidado com o ponto. O creme de leite fresco, se passar do ponto, talha e vira manteiga. Isso acontece quando você bate demais. O chantilly de caixinha, nesse caso, é muito mais seguro porque você pode deixar lá batendo sem medo de errar. Além disso, se você usar creme de leite fresco, vai precisar colocar mais açúcar (creme de leite fresco não é adoçado).
      Outro ponto a favor para o chantilly de caixinha é a consistência. Não sei se acontece com todo mundo, mas toda vez que uso creme de leite fresco para coberturas, não consigo ponto firme para usar bicos. A cobertura (seja lá qual for) fica mole, não resiste ao calor, e não fica tão bonito como quando feito com chantilly pronto.
      Abraços!

      Excluir
  2. Bom dia, eu poderia usar o chocolate também no chantininho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Andreia, coloque umas 2 colheres de sopa de chocolate em pó (achocolatado não!) para bater junto. Ou então use chantilly sabor chocolate.
      bjo.

      Excluir
  3. É para assar em forno médio ou alto? quanto tempo assando? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre asso em forno preaquecido, mais ou menos 180ºC. O tempo fica difícil de falar, já que cada forno é de um jeito - depende da marca, do tamanho, do material que suas forminhas são feitas, de quanto tempo você deixou o forno para preaquecer, etc. Cupcakes assam mais rápido do que bolos, pois são menores. No meu forno, leva cerca de 20 minutos. Se você nunca fez cupcakes, o negócio é vigiar constantemente até você se identificar com o seu forno.

      Excluir
  4. O chantininho ficou muito mole. Será que é devido ao calor? Pois moro no sertão do Nordeste.
    Nesse caso posso acrescentar gelatina sem sabor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente foi por causa do calor sim. Eu não sei lhe dizer sobre a gelatina sem sabor porque nunca fiz dessa forma. Tente usar um chantilly que resista melhor ao calor (tipo Hulalá linha Premium, mas não sei se onde você mora é fácil de encontrar), ou então deixe na geladeira por pelo menos 1 hora antes de aplicar.

      Excluir
  5. Bom dia!
    Como faço p deixar a cobertura colorida?
    A festinha é da minnie,queria fazer a cobertura vermelha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Eu não tenho experiência com corantes, usei apenas 2 vezes. Para ficar exatamente na cor que você quer, o creme tem que ser branco. Se for amarelo, o seu vermelho vai puxar para o laranja. Essa cobertura é quase branca, mas como leva leite em pó, fica um pouquinho "cor de creme". Se você quiser colorir esse creme, compre um corante líquido vermelho e faça o teste antes da festa, assim vc vai ver qual cor vai ficar com antecedência e pode "corrigir" o erro, caso não dê certo, comprando um corante mais escuro.
      Outra opção (e mais segura) seria vc usar chantilly puro como cobertura. Assim ficará vermelho sem erro. No mercado vc encontra aqueles chantillys mais firmes, tipo platinum, que resistem melhor ao calor e ficam bem firmes para aplicar com bico.
      Sobre a quantidade de corantes, vá colocando gota a gota, misture delicadamente e veja se já atingiu o tom que você quer.

      Excluir
  6. O Chantininho pode ser levado à geladeira? Se sim, por quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, eu deixo no máximo 4 dias em recipiente tampado.

      Excluir

Eu comentaria isso!