segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Verrine de Cheesecake


Verrine é o nome dado a pratos que são servidos em copos, geralmente pequenos. É um conceito moderno de sobremesa. Do francês verre (copo), elas propiciam degustar produtos de excelente qualidade sem sobrecarregar a refeição. São sobremesas em copinhos onde é possível misturar várias texturas e sabores.
E posso dizer que essa verrine de cheesecake é uma sobremesa deliciosa e leve! Ótima ideia para servir em festas. Receita retirada do curso online Doces Finos II da Eduk, ministrado pela culinarista Janaína Barzanelli.

Ingredientes:

150 gramas de cream cheese
300 gramas de leite condensado
180 gramas de creme de leite (de caixinha)
200 mL de chantilly batido bem firme
6 gramas de gelatina incolor
30 mL de água para hidratar a gelatina
Goiabada cremosa a gosto (usei geleia de amora)
Pedaços de goiabada para decorar (usei 1 quadradinho de chocolate branco)

Modo de preparo:

Misture com um fouet o cream cheese com o leite condensado. Junte o creme de leite e o chantilly batido, misturando bem para ficar um creme homogêneo. Hidrate e dissolva a gelatina*, e então misture-a no creme preparado. Distribua em taças ou copinhos e leve para gelar até firmar (leva cerca de 30 minutos). Depois que estiver firme, espalhe a goiabada cremosa (ou a geleia), cuidadosamente. Decore com os pedacinhos de goiabada (ou chocolate) e leve novamente à geladeira, até o momento de servir.

Dicas:

*Para hidratar a gelatina, eu faço assim: aqueça a água até ficar morna (não deixe esquentar demais, senão estraga a gelatina!). Misture o pó com a água morna e mexa até dissolver bem.
Acabei usando geleia de amora porque não tinha goiabada cremosa aqui em casa. Mas garanto que fica bom, acho até que nesse caso usaria qualquer sabor de geleia. Se quer aproveitar a combinação de cream cheese + goiabada, pode usar também geleia de goiaba.

2 comentários:

Eu comentaria isso!