quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Triângulos de Ervilhas, Palmito e Cebola


A receita original, lá do meu livro Culinária Clássica, mandava rechear com ervilhas, hortelã e coentros. A hortelã até vai, gostosa e refrescante, mas coentro? Putz, detesto. Erva mais horrorosa! Por causa disso fiz o meu próprio recheio, não deixando de aproveitar essa super ideia para usar massa fillo (antes eu só sabia usar para fazer o baklava, aquela sobremesa árabe).
Fonte: Livro Culinária Clássica (p. 15)

Ingredientes:

Cerca de 1/2 embalagem de massa fillo (150 gramas)*
Manteiga sem sal derretida para pincelar
1 vidro de palmito de pupunha picado
150 gramas de ervilhas (eu uso as congeladas)
1 cebola pequena, picada
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Para o recheio, aqueça o azeite numa panela e frite a cebola até "murchar". Junte as ervilhas (se você for usar as congeladas, passe-as antes por água fervente para que descongelem. Deixe por uns 3 minutos) e o palmito picadinho. Deixe cozinhar por uns 2 minutos, fogo baixo. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe esfriar.
Abra a massa fillo, que deve estar totalmente descongelada. Corte um pedaço de mais ou menos 30 cm de massa. Com essa folha, faça cerca de 3 tiras compridas, de mais ou menos 8 cm. Pincele bastante manteiga derretida em cada uma, apenas do lado que está voltado "para cima" (onde você vai colocar o recheio). Em uma das extremidades, coloque cerca de 1 colher de sopa de recheio. Dobre na diagonal, já formando um triângulo, e vá dobrando sempre trabalhando na diagonal, até atingir o outro extremo da tira. Corte outra folha de 30 cm e repita o procedimento até acabar o recheio. Coloque os triângulos numa assadeira untada com manteiga, pincele mais manteiga sobre cada triângulo e leve ao forno até dourar.

Dicas:

*Não dá para falar ao certo quanta massa você vai usar exatamente. Tenha uma embalagem inteira da massa para garantir. Eu não queria que rendesse muito, pois sabia que a massa fillo depois de assada perderia a crocância na geladeira, então fiz pouco recheio. O ideal é usar toda a massa fillo, pois uma vez descongelada, não pode ser congelada novamente. Sugiro dobrar a quantidade de recheio, ou fazer algum outro para complementar.
Não coloque recheio quente sobre a massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!