terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Galette de Frango com Catupiry



Sempre tive vontade de experimentar uma galette. Não ficou linda, as bordas deveriam ser com mais dobras e curvas, maaas dá um desconto, já que foi a primeira vez que fiz. A receita é da minha amiga Silvia. Delícia!

Ingredientes:

Para o recheio:
400 gramas de frango (eu uso aquele filezinho sassami, é mais macio)
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
1 tomate picado (sem pele e sem sementes)
1/2 lata de milho verde
1 colher (sopa) bem cheia de creme de ricota*
Cerca de 150 gramas de catupiry
100 gramas de muçarela
Sal e pimenta a gosto

Para a massa:
1 tablete de fermento biológico
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (café) de orégano
1/2 xícara (chá) de água
Aproximadamente 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo:

Para o recheio:
Limpe, tempere e cozinhe o frango como de costume. Espere esfriar e desfie. Aqueça o azeite, refogue a cebola e junte o tomate. Quando murchar, coloque o milho e o frango. Tempere a gosto (se estiver muito seco, junte um pouquinho de água quente). Acrescente o creme de ricota e desligue. Reserve até esfriar.

Para a massa:
Misture todos os ingredientes até formar uma massa que desgrude das mãos. Sove rapidamente, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, formando um círculo e deixando uma espessura de 1 cm (eu deixei mais fina, mais ou menos 0,5 cm). Transfira a massa já aberta para uma forma redonda de cerca de 30 cm de diâmetro ou maior. Apesar da receita não mencionar, eu untei com margarina. Espalhe o recheio no centro, deixando as beiradas da massa livre para fazer as "pregas" da galette, de forma a cobrir parte do recheio. Espalhe o catupiry e cubra com a muçarela. Puxe as sobras de massa para o centro, fazendo as dobras e deixando o centro exposto. Leve para assar até dourar.

Dicas:

*Eu gosto de colocar creme de ricota, requeijão cremoso ou creme de leite em recheios de frango para deixá-los mais cremosos. Lembre-se de que o recheio nunca pode ser colocado quente sobre qualquer massa; e que também não pode ficar com caldo. Se isso acontecer, engrosse-o com um pouquinho de amido de milho dissolvido em leite.
Em breve, farei com outros recheios. Tem galette doce também! Você pode rechear com o que quiser.

6 comentários:

Eu comentaria isso!