sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Pãozinho de Leite


Pão delícia que tirei lá do Panelaterapia. Esse é fácil, bom para quem não tem muita prática em pães, meu caso. Nada melhor do que o cheirinho de pão caseiro...!

Ingredientes:

250 mL de leite morno
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1/2 pacotinho de fermento seco granulado
40 mL de óleo
1 colher (sopa) rasa de margarina
Farinha de trigo até dar ponto (cerca de 600-700 gramas)

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha. Despeje em uma vasilha grande e vá acrescentando farinha até desgrudar das mãos. Faça os pães no formato que quiser (eu faço uma bolinha, abro de modo a ficar oval e depois enrolo como um rocambole), coloque em assadeira, cubra com um pano de prato umedecido (para não ressecar o pão) e mantenha em local abafado até dobrar de volume.
O forno NÃO deve estar aquecido, ligue-o somente quando for colocar os pães para assar (temperatura 200º), até dourar a superfície.
 Dicas:
Fiz meia receita e renderam 9 pãezinhos (do tamanho de 2 bisnagas enfileiradas). 
A Tati sugere cobrir os pães com pano de prato umedecido. Eu coloco um plástico envolvendo toda a assadeira (filme plástico também serve), e fecho bem. O efeito é o mesmo.
Outra dica que aprendi com a Tati e que uso faz tempo é colocar o pão para crescer no forno ligeiramente quente. Faça assim: com o forno vazio, ligue o fogo e deixe aceso por 20 segundos. Desligue e coloque o pão no forno para crescer. Dependendo da temperatura que estiver no dia, você pode repetir o processo a cada 15-20 minutos. No dia que fiz esse pão estava bem quente e nem precisei aquecer o forno.
Cuidado ao colocar a farinha! Vá colocando aos poucos porque quanto mais farinha você colocar, mais seco irá ficar o pão. A massa fica um pouco grudenta mesmo. Sove muito bem, quanto mais, melhor. Para não ter que colocar muita farinha, eu unto a superfície de trabalho com azeite. Assim fica mais fácil para sovar, já que a massa praticamente não irá grudar.

2 comentários:

  1. Ehhhh eu fiz e deu certo!!!! Sou uma dona de casa que se dá bem nas panelas. mas pra ser boa ainda falta conseguir fazer pães decentes e bolos recheados... Fiquei muito animada em seguir a receita e conseguir pãezinhos lindos e saborosos!!! ;o) Obrigada pelas dicas!
    Quezia Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quezia, que bom que seus pães deram certo! Eu ainda estou aprendendo a fazer pães também, rs. Bolos recheados eu já aprendi. Não é difícil! Continua fazendo q vc consegue! Bjs

      Excluir

Eu comentaria isso!