domingo, 3 de março de 2013

Torta de Macarrão



Fiquei intrigada com essa receita que passou outro dia no programa da Ana Maria Braga. Essa torta é feita com macarrão cru! A curiosidade me moveu, confesso. A receita tá aprovada (fiz algumas modificações), fica bem parecida com aquelas tortas de arroz.

Ingredientes:

Para a massa:
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
2 xícaras (chá) de macarrão cru (daqueles tipo "cabelo de anjo")
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
Sal a gosto

Para o recheio:
2 colheres (sopa) de óleo
500 gramas de carne moída
2 tomates picadinhos (sem pele)
1/2 cebola picadinha
Temperos a gosto
250 gramas de catupiry
300 gramas de muçarela
100 gramas de queijo prato

Modo de preparo:

Para a massa:
Coloque em um liquidificador leite, ovos, macarrão cru, o queijo parmesão ralado e bata bem até formar uma mistura grossa e homogênea (a receita da Ana Maria sugere que bata por cerca de 6 minutos. No meu liquidificador não precisei bater isso tudo). Desligue o liquidificador, acrescente leite, fermento em pó, sal a gosto e bata por mais 20 segundos apenas para misturar.

Para o recheio:
Aqueça o óleo e refogue a cebola até ficar transparente. Junte a carne e mexa bem para ficar bem soltinha. Tempere a gosto. Junte o tomate, diminua o fogo e tampe a panela. Quando estiver tudo bem refogado, desligue e reserve. Com a massa já batida, despeje numa assadeira (fiz numa redonda de 30 cm de diâmetro) untada com manteiga e leve para assar (forno médio) até ficar firme. Retire do forno, espalhe a muçarela, a carne refogada, o catupiry e o queijo prato. Volte a torta para o forno para terminar de assar e derreter os queijos.

Dicas:

A receita original mandava colocar o recheio por cima da massa crua, mas eu achei que ela estava muito mole para aguentar todo o recheio e resolvi assar a massa antes.
O recheio de Ana Maria era com linguiça, mas decidi fazer com carne.

2 comentários:

  1. Vc com essas ideias maravilhosas... Hummm...

    ResponderExcluir
  2. Aproveite e leva essas delícias na Ana Maria Braga. Vai fazer sucesso... Bjoss..

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!