terça-feira, 26 de março de 2013

Charuto de Couve



Um dia desses a Ana Maria Braga fez uma receita de charuto de repolho no programa dela. Eu até gosto do recheio do charuto, mas detesto repolho cozido, só como se estiver cru. Vendo o programa, ela falou que a receita também poderia ser feita com folhas de couve, além das de uva que todo mundo conhece. Ah não, por que nunca pensei nisso antes? Foi a primeira vez que aqui em casa teve charuto.

Ingredientes:

8 folhas de couve grandes
1/4 xícara (chá) de arroz cru
250 gramas de carne moída
1/2 tomate picado sem sementes (coloquei o tomate todo)
1/4 de cebola ralada
1/2 de colher (chá) de pimenta dedo-de-moça sem sementes picada (coloquei pimenta-do-reino a gosto)
1/4 de colher (chá) de alho picado (usei 1 dente)
3 colheres (sopa) de azeite
Sal e salsinha picada a gosto
2 xícaras (chá) de molho de tomate
1 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Em uma panela com água fervente, coloque as folhas de couve e deixe apenas para amolecer (cerca de 30 segundos). Escorra as folhas e com uma faca retire a parte mais grossa do talo central. Reserve. Em uma tigela, misture arroz cru, carne moída, tomate picado sem sementes, cebola ralada, pimenta, alho picado, azeite, sal e salsinha picada a gosto. Reserve. Numa panela de pressão, misture o molho de tomate e a água. Em uma superfície, coloque a folha de couve e no centro coloque 2 colheres (sopa) de recheio de carne moída, dobre as pontas opostas sobre o recheio e depois enrole formando um rolinho. Faça outros rolinhos com o restante das folhas e recheio. Disponha cuidadosamente os charutos de couve no fundo da panela. Tampe a panela, leve ao fogo médio e, após pegar pressão, conte 20 minutos. Deixe sair a pressão naturalmente e sirva em seguida com salada de folhas.

Dicas:

Se você for fazer com repolho, o procedimento é exatamente o mesmo. Apenas na hora de aferventar as folhas talvez seja preciso deixá-las por mais tempo na água para que amoleçam.

2 comentários:

  1. ola! Adorei este prato e fiquei fã! Vou ficar a seguir :)
    Kiss

    ResponderExcluir
  2. Adoro charuto!! É a especialidade da mamãe!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!