sábado, 16 de fevereiro de 2013

Brownie de Chocolate



Depois de experimentar o Brownie de Ovomaltine e o Bolo de Chocolate Crocante, ambos parentes do brownie de chocolate, percebi que faltava aqui no blog a execução do basicão, do tradicional mesmo. Essa receita eu peguei lá no Panelaterapia. Como disse a Tati, "para quem ama chocolate, é puro deleite!". Preciso falar mais alguma coisa?

Ingredientes:

150 gramas de farinha de trigo
200 gramas de açúcar refinado
150 gramas de manteiga sem sal
200 gramas de chocolate picado (usei meio amargo)
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
3 ovos
Cerca de 100 gramas de castanhas-do-pará*

Modo de preparo:

Preaqueça o forno em 180º. Derreta em banho-maria ou no microondas a manteiga e o chocolate juntos, acrescente a baunilha, misture até ficar um creme liso e reserve. Em outro recipiente, bata bem os ovos com o açúcar (usei o batedor de arame mesmo). Junte o creme de chocolate (a mistura de chocolate com manteiga e baunilha). Na sequência, some a farinha, o chocolate em pó e o bicarbonato. Espalhe as castanhas picadas na massa e despeje numa assadeira untada com manteiga, coberta com papel manteiga e mais manteiga por cima dele. Leve para assar por cerca de 25 minutos (o tempo varia de acordo com o seu forno).

Dicas:

O brownie deve ficar cremoso por dentro, então o teste do palito é diferente do que para os bolos tradicionais. Nesse caso, espete o palito, ele deverá sair sujo, não úmido, mas com pedacinhos de bolo agarrado nele, entendeu?
A Tati não colocou as castanhas, mas eu acho que brownie que é brownie tem que ter. Também fica bom com avelãs, nozes, etc.
Não deixe de colocar o papel manteiga, e de passar mais manteiga por cima dele conforme foi recomendado. Se você não fizer isso, vai sofrer para desenformar porque ele gruda mesmo.
A forma usada tem (26 x 17) cm.

2 comentários:

  1. nhum, nhum.. fiquei cheia de vontade de experimentar:)
    Cila
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com água na boca de olhar essa delícia.
    Lindo fim de semana pra você!
    :*

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!