quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Nhoque ao Molho de Queijo Camembert


Assim como o queijo gorgonzola, demorei a tomar coragem de experimentar outro queijo feito com "mofo". Como já disse em outras postagens, tenho horror a mofo e levei anos até conseguir provar qualquer coisa que fosse feita com algum tipo de fungo. Venci parte desse preconceito e consegui introduzir mais um da nossa alimentação: o Camembert. Esse queijo de origem francesa tem uma casca branca por fora, aveludada, mas por dentro lembra a consistência de um catupiry. Eu gostei desse queijo e achei que ficou muito bom no molho, o sabor é característico, mais suave que o gorgonzola. Vale a pena experimentar!

Para o nhoque:
2 batatas grandes
1 colher (chá) rasa de maionese
Sal a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto

Para o molho:
125 gramas de queijo camembert (1 latinha)
500 mL de creme de leite fresco
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Para o nhoque:
Cozinhe as batatas como preferir, amasse e deixe esfriar. Junte então a maionese, o sal e farinha de trigo aos poucos, até começar a desgrudar das mãos. A massa não deve ficar dura. Faça bolinhas e cozinhe em água fervente. Quando as bolinhas subirem dentro da panela, estão prontas.

Para o molho:
Numa panela, misture o creme de leite com o queijo e mexa bem até dissolver. Deixe ferver por mais ou menos 1 minuto, tempere a gosto e sirva com o nhoque.

Dicas:

Sempre que faço nhoque, gosto de cozinhar as batatas cortadas em cubos no vapor. Desta forma, absorvem menos água e a quantidade de farinha usada será menor, deixando a massa mais leve.
O ponto da massa do nhoque é bem complicado de acertar e também de explicar. Costumo fazer assim: quando acho que a massa está boa, faço uma bolinha, cozinho e experimento. Se estiver mole, coloco mais farinha.
A casca do queijo camembert não estava "derretendo" totalmente, então peguei o molho, bati no liquidificador e depois voltei com ele ao fogo. Assim, consegui deixá-lo bem homogêneo.

Um comentário:

Eu comentaria isso!