segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Bolo de Chocolate Crocante


Achei essa receita no site Pilotando um Fogão, mais especificamente na seção Pilote uma Ideia, onde o leitor manda suas receitas e a Ale, dona do site, publica. Achei bastante interessante o fato da dona da receita ter mencionado que o bolo fica com uma casquinha crocante, isso me deixou doida de vontade! Fui correndo testar a receita, e não é que fica mesmo? Esse bolo nada mais é do que um brownie, só não leva as castanhas. Muito gostoso!

Ingredientes:

180 gramas (3/4 de xícara de chá) de manteiga ou margarina
1 xícara de chocolate em pó
140 gramas (1 xícara de chá) de farinha de trigo
360 gramas (2 xícaras de chá) de açúcar
4 ovos inteiros
1 colher (chá) de fermento

Modo de preparo:

Leve ao fogo uma panela com a manteiga. Quando derreter, retire do fogo, passe para uma vasilha e acrescente o chocolate, a farinha de trigo, o açúcar, os ovos e o fermento. Mexa para misturar os ingredientes. A massa fica meio grossinha mesmo. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno a 180° por 30 ou 40 minutos. Só abra o forno depois de 30 min. Se estiver sequinho por cima, mesmo que você faça o teste do palito e ele não saia limpo, está pronto! Espere esfriar e desenforme.

Dicas:

Gente, a casquinha crocante só "aparece" quando o bolo está totalmente frio! E o miolo fica molhadinho mesmo, como no brownie. Outra dica interessante é consumir esse bolo em no máximo 2 dias. Como todo brownie, ele vai ficando duro e seco à medida que o tempo passa, e isso não demorar a acontecer.
Fiz meia receita desse bolo. Eu gosto dele mais "baixinho" na forma, então usei uma forma meio grande de propósito.

16 comentários:

  1. Hummm..Delíciaaaaa !!!Comeria tudim !!!!

    ResponderExcluir
  2. Que delicia!!! Nao tem como nao amar brownies de chocolate. Beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Larissa. Gosto mais ainda quando tem castanhas! Bjo

      Excluir
  3. vim conhecer seu blog e estou apaixonada por esta receita! delicia de blog! fotos lindas!

    ResponderExcluir
  4. OLá!! Fiz o bolo e realmente era o que eu buscava!! Minha avó fazia essa receita semmmpre, e eu amava!! A unica dúvida, é quanto as medidas... pq 3/4 de xíc. = 180 gr , 1 xic. = 140gr e 2 xic = 360gr ?!?. Depois que eu fiz que me dei conta... help! E muitooo obrigada!!! DELÍCIAAA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonella, que bom que gostou!
      Olha, eu sempre uso as medidas em peso ao invés de medir na xícara porque tenho balança de cozinha. Se vc não tem, não há problema em usar as medidas de xícara.
      Sobre as equivalências, não se assuste, é assim mesmo. Para cada ingrediente, há um peso diferente. Isso acontece porque as densidades deles são diferentes (densidade é uma relação entre massa e volume). Por exemplo, pegue 100 gramas de farinha de trigo e 100 gramas de chocolate em pó. Coloque essas mesmas quantidades em 2 xícaras diferentes e compare a "altura" da xícara. Você vai perceber que os "volumes" ocupados pelos ingredientes serão diferentes, ou seja, um pode ter ocupado apenas meia xícara enquanto o outro pode ter ocupado 2/3 da xícara (não sei dizer exatamente porque não testei, é só um exemplo).
      Espero que vc tenha entendido. Pode fazer assim como está escrito que vai dar certo (como vc já fez. rsrs).
      Bjs

      Excluir
  5. posso colocar castanhas picadas e pedaços de chocolate meio amargo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, as castanhas você pode colocar sem problemas, mas os pedaços de chocolate eu não recomendo. Já coloquei antes num bolo e o chocolate, ao invés de derreter como eu pensava, afundou e grudou tudo no fundo da forma. Sugiro também que vc passe as castanhas pela farinha de trigo, isso vai evitar que afundem.
      Não sei se o resultado é o mesmo com o chocolate porque eu nunca passei pela farinha, só testei com as castanhas e vi que deu certo. Se fizer, me conta. Bjs.

      Excluir
  6. Faço sempre. Adoro. Dicas: nunca use chocolate em pó 100%, fica igual bolo. E o legal é fazer numa forma maior pra criar umas casquinha...

    ResponderExcluir
  7. Ameiiiiiiii, fiz e ficou delícia demaaaais!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!