segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pavê de Doce de Leite


Oi gente! Dei uma sumidinha porque fiz uma viagem, mas já estou de volta! Hoje vou postar a receita de um delicioso pavê cujo creme me lembra o da torta alemã/holandesa. Fazia muito desse doce mas nunca tirava foto. Eu adooooro! É extremamente doce - os não amantes de açúcar em excesso vão achar que "queima a garganta" de tão doce, mas pra quem gosta é um prato cheio!

Ingredientes:

1 pacote de biscoito tipo "maizena"
Leite para passar os biscoitos
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de açúcar
200 gramas de manteiga sem sal
1 colher (café) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite (sem soro)

Modo de preparo:

Cozinhe a lata de leite condensado na pressão por cerca de 35 minutos. Resfrie e reserve. Coloque a lata de creme de leite no congelador por mais ou menos 40 minutos para separar o soro do creme. Depois, transfira para a geladeira. Enquanto isso, prepare o creme: bata muito bem o açúcar com a manteiga até ficar um creme fofo e claro. Junte a essência de baunilha e o creme de leite sem o soro, misture bem, usando apenas com uma colher. Forre o fundo de uma travessa com uma camada de biscoitos molhados rapidamente no leite, despeje um pouco de creme. Repita a operação até o creme terminar. Finalize com uma camada de biscoitos e espalhe o doce de leite por cima. Sirva bem gelado.

Dicas:

É indispensável usar um creme de leite de qualidade e retirar o soro. Depois que você deixa a lata no congelador, o soro se deposita no fundo da lata. Para separar o creme é só usar uma colher e retirar cuidadosamente, quando atingir o fundo da lata, escorra o soro.
Depois de colocar o creme de leite, não use a batedeira. Misture delicadamente com uma colher, senão o creme vai talhar. Se preferir, utilize creme de leite fresco (eu não uso pois não encontro aqui).
Para espalhar o doce de leite com mais facilidade, bata-o na batedeira, já frio e na velocidade mínima, apenas para ficar cremoso.
Faça quantas camadas de biscoito quiser. Eu gosto de poucas camadas e mais creme entre elas. Nesse pavê, acho que fiz 3 camadas de biscoitos.

4 comentários:

  1. Já tava sentindo falta das delíciasss!!!Esse é facil e vou fazer...Bjossss...

    ResponderExcluir
  2. Olá karen,
    Esse Pavê está de dar água na boca!!!
    E é bem pratico de fazer, gostei demais da receita!
    Sabe o que faço p/desprezar o soro?
    Coloco para gelar como vc fez e no fundo da lata faço um furo com abridor, aí tudo sai com facilidade e fica só o creme.
    Bjinhos minha linda

    ResponderExcluir
  3. Regina, não consigo fazer um furo sem sacudir a lata toda rsrsrsrs. Levo mais jeito tirando assim! Mas com certeza o soro sai melhor com o seu método! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu também comeria isso!kkkkkkkkkkkkkk
    Olá gostaria de ti convidar para me seguir no meu blog Receitas e sabores by GEZZA
    o link é:http://gp-sch.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!