sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Nhoque aos 5 Queijos


Sempre morri de nojo de qualquer tipo de fungo. Comer queijos "mofados" então, nem pensar! Até que, aos poucos, fui amadurecendo a ideia de que não eram tão ruins. Provei numa pizzaria uma vez uma entrada feita com gorgonzola, e apesar do aspecto terrível, achei gostoso. Depois de uns anos vendo meu marido pedir vários pratos com o terrível queijo mofado, resolvi comprar e experimentar. Fiz um molho meio que inventado, olhando umas ideias na internet. Ainda acho o queijo feio e meio nojento, não tenho coragem de comer puro, mas tenho que confessar que em molhos, recheios e coisas do tipo (onde todo o "mofo" se espalha e fica parecendo orégano) ele é muito bem-vindo.

Ingredientes:

1 copo de requeijão cremoso
100 gramas de provolone
100 gramas de muçarela
70 gramas de gorgonzola
50 gramas de parmesão
1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:

Rale os queijos (ralo fino) e reserve. Numa panela, aqueça bem o requeijão. Vá colocamdo os queijos aos poucos, mexendo sempre até que derretam. Quando formar um creme homogêneo, coloque o creme de leite e mexa bem. Prove, se necessário, acerte o sal. Sirva imediatamente.

Dicas:
Aqui no blog já tem 2 versões diferentes de nhoque, por isso não postei novamente. Para encontrá-las, use o marcador "massas" à esquerda.
De prefência, use uma panela antiaderente e uma espátula de silicone para preparar o molho. Evita que grude no fundo da panela e acabe queimando.
Eu não acho necessário colocar temperos nesse molho. O gorgonzola já tem um sabor bem forte.
Esse molho fica bem cremoso, encorpado. Se preferir mais ralo, você pode colocar um pouco de leite, ou aumentar a quantidade de creme de leite.
Se preferir, varie as qualidades de queijos, mas cuidado para não usar duas ou mais variedades com sabor muito pronunciado como o gorgonzola.

2 comentários:

  1. Hummmm, ontem fiz um macarrão aos quatro queijos, é bom demais. amei a receita debaixo tb!!

    beijos bom fds

    ResponderExcluir
  2. Hum....Esse queijo ficou bunitim heim???Td de bom!!!!!Bjossss...

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!