terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Feijoada Fresca



Essa feijoada é para pessoas que, como eu, não comem rabo, orelha, pé de porco e outras partes, digamos... "estranhas" do porco rsrsrs. Como sou bem fresca com carne, dei esse nome para uma feijoada que foi feita apenas com bacon, linguiça e filezinho suíno. Não é a tradicional feijoada, e também eu nunca tinha feito (pedi os macetes para minha mãe), mas ficou do jeito que eu queria. A foto é de um jogo para servir feijoada, da arte marajoara, presente de um amigo.

Ingredientes:

500 gramas de filezinho suíno
150 gramas de linguiça calabresa para feijão
150 gramas de bacon
1 e 1/2 xícara (chá) de feijão preto
1/2 cebola picadinha
Temperos a gosto

Modo de preparo:

Limpe e pique o filezinho suíno em cubos. Tempere levemente. Coloque óleo numa panela e apenas sele a carne. Reserve. Frite o bacon levemente, apenas para retirar parte da gordura. Faça o mesmo com a linguiça, cortada em rodelas. Coloque as carnes junto com o feijão na panela de pressão, coloque água até ficar cerca de 3 dedos acima das carnes e do feijão. Depois que a panela pegar pressão, cozinhe por cerca de 35 minutos. Numa panela grande, refogue a cebola no azeite. Despeje a feijoada já pronta e mexa bem. Se necessário, acerte o sal e coloque pimenta. Sirva com arroz, couve e uma farofa de seu gosto.

Dicas:

Para engrossar o caldo da feijoada, amasse com o garfo um pouco do feijão cozido.
Essa feijoada fica mais leve, pois além de não ter todas aquelas carnes que as feijoadas tradicionais levam, boa parte da gordura é retirada na hora de fritar as carnes.
Essa receita não rende muito, serve no máximo 4 pessoas.

2 comentários:

  1. Adoro feijoada.E tá lindo esse prato.Até medeu fome!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa mae!!Só delíciassss...Amo feijoada!!!!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!