segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bolinhos de Mandioca


Fiz esses bolinhos para fugir um pouco da tradicional mandioca frita, já que não sei fazer muitos pratos com mandioca. Aqui em Belém é muito comum, eles chamam de macaxeira e comem em muitas receitas. Um prato típico é a maniçoba (ainda não tive coragem de comer) - uma espécie de feijoada paraense, é um cozido com carne de porco que ao invés do feijão, leva folhas de mandioca brava cozida por muitos dias. Tem aspecto de feijoada mesmo, com todas aquelas carnes de porco.
Vamos a receita dos bolinhos, que é muito simples:

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de mandioca cozida e reduzida a purê
1 colher (chá) rasa de sal
½ colher (café) de pimenta
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 a 2 gemas
Farinha de trigo para passar as bolinhas
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes, amassar até dar liga, e fazer bolinhos do tamanho desejado. Passar pela farinha e fritar poucas por vez e rapidamente, em óleo bem quente, até que dourem. Escorrer em papel absorvente. Servir imediatamente.

Dicas:

Esse bolinho fica meio sem graça sem recheio. Dessa vez eu coloquei presunto e queijo. Caso queira fazer sem recheio mesmo, molde bolinhos pequenos.
Amasse a mandioca assim que retirar da panela, principalmente se você não tiver um moedor. Se a mandioca esfriar, fica impossível amassar depois. Como eu não tenho moedor, prefiro amassar com um garfo, e na hora da modelagem retirar os pedacinhos duros que ficaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!