domingo, 26 de dezembro de 2010

Chocotone Trufado de Limão



Nunca gostei de panetone, mas acho que tem que ter para a ceia de Natal. Quando saiu no mercado o primeiro chocotone, fiquei animada porque finalmente comeria um panetone sem aquelas terríveis frutas cristalizadas. Foi uma decepção ao provar e perceber que não tinha quase nada de chocolate lá dentro. Depois de um tempo, surgiram mais novidades, como o chocotone mousse, alpino, etc. Desses eu não tenho do que reclamar, realmente tem bastante recheio. Um dia, navegando pela comunidade de culinária do orkut, me deparo com uma receita de chocotone trufado de limão, postado pela Izabel Augusta (dona também da receita de bolo cavado que já postei aqui). Amei a ideia dela, que é rechear de verdade um chocotone. Fica muito mais gostoso e é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

1 chocotone
1 caixinha de creme de leite
200 gramas de chocolate branco
1 lata de leite condensado
4 limões

Modo de preparo:

Desembalar o chocotone e cortar uma tampa. Cavar o miolo e picar em pedaços pequenos. Reservar. Numa vasilha, misturar bem o leite condensado com o suco de limão coado. Numa panela, derreter em fogo baixo o creme de leite com o chocolate branco. Esperar esfriar e misturar com o creme de limão. Separar um pouquinho deste creme para decorar. Misturar o miolo reservado do chocotone ao creme. Despejar dentro do chocotone, colocar a tampa e levar para gelar. Depois de ficar uns 30 minutos na geladeira, retire e decore com o creme reservado. Coloque raspas de limão a gosto e 2 fatias para decorar.

Dicas:

Na receita da Izabel, ela coloca suco de 2 limões apenas. Eu queria que ficasse mais azedinho, então dobrei a quantidade de suco.
Essa receita permite uma infinidade de recheios: maracujá, chocolate ao leite, chocolate branco, chantilly, sorvete, etc. É só usar a imaginação.
O chocotone deve ficar na geladeira, tire exatamente na hora de servir. Quanto mais gelado, mais gostoso.
O tempo de validade da receita é curto. O chocotone começa a ficar seco e duro na geladeira, por isso, consuma em no máximo 2 dias. Também recomendo passar um filme plástico por fora para cobri-lo (fiz isso depois que comemos, para não estragar a decoração).

6 comentários:

  1. Agora q vi a receita obrigado vou fazer e depois conto!

    ResponderExcluir
  2. Cris 19/11/2017.Só vi a receita agora vou fazer gosto muito de limão.

    ResponderExcluir
  3. Pra vender tenho q manter na geladeira tbm? O recheio fica firme ou bem mole?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é manter na geladeira (tudo que leva leite ou derivado estraga muito rápido). O recheio fica firme sim.

      Excluir
  4. Galera amei o Chocotone! Eu Comprei um Curso de Panetone e to fazendo uma Boa Renda, Consigo cuidar de mim e do meu filho. Quem tiver interesse! http://bit.ly/GuiaPanetoneMagico

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!