sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Fricassé de Frango



Chamo essa receita de "Fricassé", mas pouco tem a ver com a tradicional receita francesa. Já vi fricassé de vários tipos, uns levam creme de leite, extrato de tomate e até mesmo gema de ovos. A minha não tem nada disso! Na verdade, é uma adaptação de uma receita encontrada pela minha mãe na tampa daquelas caixinhas de "Catupiry". Mesmo não sendo nada de um chef francês, é uma delícia!

Ingredientes:

2 peitos de frango (de 1,5 a 2 kg)
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso (de copo)
1 caixinha de catupiry
1 lata de milho verde
50 gramas de queijo parmesão ralado
Salsa a gosto
1 pacote (grande) de batata palha (ou use 2 pequenos)

Modo de preparo:

Limpar, temperar e cozinhar os peitos de frango (reservar a água do cozimento). Desfiar o frango em pedaços médios. Retire 2 xícaras (chá) da água do cozimento do frango e leve ao fogo junto com o leite. Quando ferver, junte o requeijão cremoso, metade da caixinha de catupiry, o parmesão e o milho. Mexa bem até derreter o catupiry, acerte o sal e adicione a salsa. Coloque o frango e misture bem. Junte o amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite, abaixe o fogo e mexa até ficar cremoso. Despeje o creme numa travessa. Por cima do creme, espalhe o catupiry restante. Cubra com batata palha e leve ao forno até começar a borbulhar. Sirva com arroz branco e salada.

Dicas:

Se quiser um creme mais grosso, aumente a quantidade de amido de milho ou reduza a quantidade de água/leite no preparo.
Use o tradicional catupiry ao invés desses "genéricos" que existem no mercado, o sabor do catupiry original faz toda a diferença.
A utilização do requeijão cremoso no preparo é opcional.

2 comentários:

  1. nossa vou engordar com essas receitas eu ja fiz ,mais não essa receita e vou fazer hj anoite pra agradar o maridão rsrsr

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!