terça-feira, 20 de abril de 2010

Bolo de Chocolate e Nozes


Nas vésperas do Natal de 2009, eu estava encantada com um livro lindo de receitas de chocolate. Passava na Siciliano e lá ficava eu, olhando e babando em cada uma das várias fotos que ele tem. Para minha surpresa, foi um dos meus presentes de Natal, ganhei da minha sogra. Essa receita eu fiz perto no Ano Novo, achar nozes foi bem fácil. É um bolo exótico porque não leva fermento, e também não pode ir na geladeira (senão o glacê fica muito duro), então não faça se estiver muito calor.

Ingredientes:

Para o bolo:
4 ovos
125 gramas de açúcar refinado
125 gramas de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau em pó (usei chocolate em pó da Nestlé)
25 gramas de manteiga, derretida
75 gramas de chocolate ao leite, derretido
150 gramas de nozes, finamente picadas

Para o glacê:
75 gramas de chocolate ao leite
125 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite
Nozes, para decorar

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bater os ovos e o açúcar na batedeira por cerca de 10 minutos ou até a mistura obter uma consistência leve e espumosa. Peneirar a farinha e o chocolate em pó e incorporar com uma colher. Envolver a manteiga e o chocolate derretidos e as nozes picadas. Despejar a massa numa fôrma redonda de cerca de 18 cm de diâmetro, untada e forrada com papel manteiga. Levar para assar em forno pré-aquecido a 160ºC, durante 30-35 minutos ou até estar flexível ao toque. Deixar esfriar 5 minutos na fôrma e depois desenformar o bolo para que ele esfrie completamente.

Para o glacê:
Derreter o chocolate e deixar esfriar ligeiramente. Bater na batedeira a manteiga, o açúcar e o leite até obter uma consistência clara e fofa. Mexendo, adicionar o chocolate derretido.

Montagem:
Cortar o bolo em 2 partes. Espalhar um pouco do glacê como recheio e colocar num prato de servir. Espalhar por cima o glacê restante e alisar com uma espátula. Decorar o bolo com as nozes e servir.

Dicas:
Para rechear o bolo, espere esfriar completamente. Isso porque o glacê desanda (ele começa a ficar aguado) se colocar no bolo quente.
O tempo para assar o bolo é variável, depende do seu forno. No meu, levou uns 50 minutos na temperatura de 180ºC.
Para picar as nozes, coloque num saquinho plástico e martele bem por fora.
O bolo não cresce mesmo, como já disse antes, ele não leva fermento. Fica parecendo um brownie.
Para fazer esse bolo é interessante ter em casa um daqueles copos medidores, de plástico mesmo. Vende em supermercados ou em lojas de 1,99.

Um comentário:

Eu comentaria isso!