quarta-feira, 14 de abril de 2010

Bolo Alpino



O famoso Bolo Alpino da Miriam (da comunidade de culinária do orkut), com umas adaptações.

Ingredientes:

Para a massa:
4 ovos
2 copos (pequenos) de açúcar
1 copo (pequeno) de leite
2 copos (pequenos) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda para molhar o bolo:
1 caixa de creme de leite
1 lata de leite condensado
100 mL de leite
1 colher (sopa) de chocolate em pó

Para o recheio e cobertura:
1 caixa de creme de leite
1 e 1/2 lata de leite condensado cozido na pressão por 45 minutos
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
250 gramas de chocolate meio amargo ou ao leite derretido
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater as gemas com o açúcar e o leite. Acrescentar os outros ingredientes e bater bem. Por último, bater as claras em neve e acrescentar delicadamente à massa do bolo. Despejar a massa numa fôrma funda, de aro removível, com 28 cm de diâmetro. Levar para assar em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos.

Para a calda:
Misturar bem todos os ingredientes.

Para o recheio e cobertura:
Na batedeira, bater o doce de leite, o creme de leite, o chocolate em pó e a baunilha. Com a batedeira ligada, juntar aos poucos o chocolate derretido. Deixar o creme na geladeira para endurecer um pouco.

Montagem:
Cortar o bolo no meio depois de totalmente frio, colocar uma das partes na própria fôrma onde o bolo foi assado e molhar muito bem com a calda. Espalhar cerca de 3/4 do recheio e cobrir com a tampa do bolo. Fazer uns furos para colocar mais um pouco da calda na tampa. Levar para gelar de um dia para o outro, ou se fizer de manhã, pode retirar no fim da tarde. Desenformar o bolo e colocar num prato de servir. Espalhar o restante da cobertura. Decorar a gosto.

Dicas:
Quando eu fiz, sobrou um pouco de calda. Use o quanto desejar.
Se vc gosta de um recheio mais doce, use chocolate ao leite. Caso contrário, use chocolate meio amargo. Eu usei ao leite.
No preparo do recheio, não use o creme de leite em lata, pois ele tem soro e pode talhar o creme todo na hora de bater.
Este eu decorei com um pouquinho de doce de leite que reservei da lata, e chantilly.

7 comentários:

  1. Tentação... assim que acabar a dieta coletiva aqui em casa esse é um forte concorrente a ser o primeiro da lista de espera de receitas a serem feitas... rsrrs

    ResponderExcluir
  2. Meniiina que bolo liindo
    Mas eu não sei fazer bolo, sempre alguma coisa sai errado rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu comeria isso !!!!Eu vou comer tudo isso!!!! Nossa !!!É muita coisa gostosa que vc faz viu??Parabens!!!Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Me mata de vontade Karen, afff que delícia é essa menina Parabéns você arrebenta

    ResponderExcluir
  5. Tm uma aparência bonita também achei a receita bem fácil e ingredientes faceis de se achar.

    ResponderExcluir
  6. só que vc enganou todo mundo com a foto rsrsr se a cobertura e o recheio é o mesmo creme pq o recheio do seu bolo na foto esta mais parecendo o doce de leite que vc decorou o bolo por cima( cor de doce de leite) e a cobertura é cor de chocolate. o meu que eu fiz do jeito que vc disse ficou o recheio da mesma cor da cobertura e fiz com creme de leite de lata com o soro e não talhou ficou perfeito e a calda realmente rendeu muito não sabia mais onde colocar calda se fosse usar tudo meu bolo ia virar creme, e ainda tem de ficar muito tempo na geladeira para ele ficar consistente se não vira uma meleca. ps na próxima vou mudar a quantidade dos ingredientes da clada, desperdício e exagero de ingredientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo,
      meu blog não tem o objetivo de enganar ninguém. Não sou profissional, tampouco publico receitas para chamar a atenção. Vc achou que na foto o recheio parece o doce de leite que usei para decorar o bolo, mas sinceramente não acho que há essa diferenciação e muito menos usei apenas doce de leite no recheio.
      Se vc perceber, a receita é de outra pessoa e por isso eu a publiquei na íntegra, tanto que nas dicas abaixo eu sempre comento as modificações que faço. Fiz esse bolo há 6 anos atrás (apesar de ter sido postada em 2010, pois comecei o blog em 2010) e os que faço atualmente são bem diferentes, pois fui aprendendo truques, fui melhorando, pegando o jeito, como dizem.
      Atualmente, quando faço esse bolo, não uso essa calda. Acho muito trabalhosa e realmente gasta muitos ingredientes. A calda que eu uso é uma mistura de leite condensado com água.
      Ainda prefiro usar creme de leite sem soro, mesmo que algumas pessoas digam que "comigo não talhou".
      Também passei a usar doce de leite pronto e de boa qualidade para evitar que o recheio escorra, porque esse bolo é sim bem frágil ao calor.
      Sobre a qualidade das fotos, troquei de máquina fotográfica já faz algum tempo. Não é profissa, mas melhorou muito as minhas fotos.
      E finalmente, cozinhar é uma arte. A gente desenvolve a nossa própria.

      Excluir

Eu comentaria isso!