sexta-feira, 24 de julho de 2020

Donuts




Gosto tanto de donuts que não aguentei e fui aprender uma receita. Eu achava que era muito difícil e passei anos ignorando o modo de preparo. Até que, sem querer, achei nesse site aqui e vi que não tem nada de complicado. A massa super tranquila de fazer. O que eu achei chatinho foi rechear, mas nada que te impeça: se preferir, corte no meio e recheie como um sanduíche!

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de farinha de trigo branca

1/4 xícara (chá) de açúcar

1 xícara de leite morno

2 colheres de chá e 1/4 colher de chá de fermento biológico seco

1/4 xícara (chá) de manteiga amolecida (temperatura ambiente)

2 ovos

2 colheres de (chá) de extrato de baunilha

Açúcar de confeiteiro para finalização


Modo de preparo:

Misture o fermento e depois disso, adicione uma colher de chá de açúcar sobre o leite morno (lembre-se de que o leite não pode estar muito quente). Mexa delicadamente e então reserve para ativar o fermento. Espere em torno de 20 minutos, ou até observar que ele está ativo. 

Enquanto aguarda o fermento, adicione a farinha, o açúcar, o sal e a baunilha em uma tigela, quando a levedura estiver pronta, adicione à mistura de farinha. Acrescente os ovos e a manteiga e sove bem na mão ou na batedeira em velocidade média por cerca de 5 minutos ou até a sua massa se unir. 

Em seguida, estenda a massa em uma superfície enfarinhada com cerca de 1 cm de espessura.

Recorte seus donuts usando um cortador de biscoitos, ou um copo e coloque-os em uma assadeira levemente enfarinhada, mas não se esqueça de mantê-los a alguns centímetros de distância um do outro). Polvilhe um pouco de farinha por cima, cubra com uma toalha de cozinha sem fiapos ou papel filme e coloque-os em algum lugar quente para crescer por cerca de uma hora e meia, ou até dobrarem de tamanho (depende da temperatura local).

Em seguida, aqueça o óleo a 175-180 graus para fritar seus donuts. O óleo não pode estar muito quente, senão a massa fica crua no centro (se dourar rápido demais é porque o óleo está muito quente).
Passe em açúcar de confeiteiro, espere esfriar e recheie a gosto (usei Nutella e doce de leite), fazendo uma pequena abertura com a faca e injetando o saco de confeiteiro.



Dicas:

A receita rende bastante! Eu fiz metade dessa receita e ainda assim foi muito aqui para nós. O ideal é comer no mesmo dia que faz, porque não ficam muito legais no dia seguinte. O que sobrar, guarde num pote bem fechado. Se já estiverem recheados, coloque na geladeira. Os que sobraram aqui em casa eu guardei na geladeira e coloquei no micro-ondas na hora de consumir por 10 segundos.

Para rechear, faça um corte com uma faquinha afiada em um das extremidades. "Enterre" a faquinha até quase o fim do donut, mas sem deixar sair do outro lado, depois retire e enfie a faquinha novamente no mesmo buraco que você fez, mas dessa vez mude a posição da faca, fazendo uma espécie de cruz. Isso serve pra criar uma "cavidade" onde você vai depositar o recheio.

Não deixe os donuts muito grossos quando for abrir a massa e cortar, pois eles ainda crescem no tempo de descanso e também crescem na fritura. Se ficarem altos demais, ficam crus no centro. O ideal é deixar com 1 cm de espessura.

Você também pode fazer os donuts com um furo no centro, e ao invés de rechear, passar uma cobertura e decorar com confeitos (donuts dos Simpsons).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!