segunda-feira, 29 de junho de 2020

Pasteizinhos com Goiabada




Fácil de fazer e viciante é como eu descreveria esses biscoitinhos que peguei lá no Mandioca e Caviar. De acordo com o autor da receita, "a massa é sequinha e crocante por fora, levemente macia por dentro" - eu posso dizer que é isso tudo e muito mais. Apenas façam!

Ingredientes:

120 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga (em temperatura ambiente)
Sal a gosto
1 colher (chá) de fermento
100 g de leite integral gelado
Goiabada para rechear

Modo de preparo:

Numa vasilha, coloque a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga e o fermento. Misture um pouco com os dedos ou colher para os ingredientes secos se misturarem. Separe 100g de leite integral gelado e vá adicionando aos poucos à medida que você vai amassando a mistura com as mãos até formar uma bola de massa macia e não quebradiça. ATENÇÃO: talvez você não precise usar todo o leite. Eu usei quase tudo, mas sobrou +/- 1 colher de sopa. Isso vai depender de vários fatores, inclusive da umidade da sua cozinha e da capacidade de absorção de líquido da sua farinha de trigo. Se você perceber que a massa já está maleável, tipo uma massa de modelar mais macia, não acrescente mais leite. Abra a massa com um rolo, corte com um cortador de biscoitos redondo ou um copo, coloque um pedaço de goiabada no centro, molhe o dedo com água e passe na borda do círculo de massa (para ajudar a colar a massa) e feche formando um pastel (tipo meia lua). Faça marquinhas com um garfo. Asse em forno preaquecido a 180°C até o pastel ficar firme, sequinho e com o fundinho levemente bronzeado (no meu forno, levou uns 15 minutos). Retire do forno, pincele com manteiga derretida, passe no açúcar granulado/cristal e sirva.

Dicas:

Eu não tinha açúcar cristal e passei no açúcar refinado mesmo.
Não exagere na quantidade de recheio, pois além de dificultar fechar o pastel, pode vazar no forno, queimar e fazer aquela meleca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!