sexta-feira, 8 de abril de 2016

Batata Gratinada da Rita Lobo


Eu adoro as receitas da Rita Lobo. São práticas, simples e com ingredientes acessíveis. Eu já tinha feito batata gratinada, mas nunca sem queijo. Achava que era ingrediente fundamental nessa receita, até ler essa versão do livro Panelinha, da Rita Lobo (p. 192). A autora diz que o uso de queijo nessa receita estragaria o sabor delicado do prato, que já leva creme de leite e leite. Confiei e fiz. Melhor receita de batata gratinada que já experimentei.

Ingredientes:

1 quilo de batata
50 gramas de manteiga a temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite
1 dente grande de alho descascado
1 pitada de noz-moscada ralada
Sal e pimenta do reino a gosto
1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 220ºC. Numa panela, junte o leite, o alho, tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Leve ao fogo até ferver. Desligue. Espalhe toda a manteiga em um recipiente grande. Descasque as batatas e corte-as em fatias bem finas (eu passei no mandolim). Disponha as fatias no refratário untado, formando escamas. Aqueça novamente o leite, descarte o dente de alho e despeje sobre as batatas. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno até que todo o leite tenha sido absorvido (o tempo depende do seu forno). Em uma panelinha, aqueça o creme de leite, sem deixar ferver. Retire as batatas do forno e regue com o creme de leite. Sem o papel alumínio, leve novamente ao forno para gratinar até que a superfície fique bem dourada.

Dicas:

Se sua assadeira for de vidro ou de porcelana, coloque uma outra forma por baixo para impedir que as batatas queimem no fundo. Isso ainda vai evitar a sujeira: ao ferver dentro do refratário, o leite espirra um pouco no forno.

2 comentários:

Eu comentaria isso!