quarta-feira, 29 de abril de 2015

Hambúrguer Assado



Olha que opção deliciosa (e fácil) para fazer num lanche da tarde! A massa é super simples, é aquela receita coringa que serve para todo e qualquer tipo de salgado assado que eu já postei aqui no blog, tirada lá do Panelaterapia. Bora fazer?!

Ingredientes:

Para a massa:
100 mL de água
50 mL de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 xícaras de farinha de trigo, aproximadamente (xícara de 240 mL)
Gema para pincelar
Gergelim (opcional)

Para o recheio:
6 carnes de hambúrguer
Catupiry (o quanto baste)
Muçarela (o quanto baste)
1 tomate em rodelas

Modo de preparo:

Para a massa:
Misture o óleo, o açúcar, o sal e o fermento, junte a água morna e em seguida a farinha de trigo aos poucos, com as pontas dos dedos. Não é preciso sovar muito, só até a massa ficar lisinha.

Para a montagem:
Frite as carnes e deixe esfriar completamente antes de colocar na massa. Divida a massa em 6 bolinhas iguais. Divida cada bolinha em duas, e abra-as separadamente com auxílio de um rolo de abrir massas, fazendo dois círculos pouco maiores do que a carne. Coloque a carne já fria em uma das massas, uma porção de catupiry (1 colher de chá bem cheia), muçarela (eu usei muçarela ralada, mas pode ser em fatias também) por cima e termine com a rodela de tomate. Aperte e cubra com a outra massa, fechando bem e formando um círculo. Cuidado para não deixar a massa abrir ou rasgar. Pincele a gema e espalhe um pouco de gergelim. Leve para assar em forno preaquecido (200ºC) até dourar.

Dicas:

Se quiser, pode colocar mais ingredientes no recheio (bacon, presunto, milho, ervilha, etc.), mas cuidado para não exagerar e não conseguir fechar o salgado depois. É importante deixar bem fechadinho porque o queijo e o tomate soltam água. A rodela de tomate também não pode ser muito grossa.
A receita não manda, mas eu gosto de deixar a massa descansar um pouquinho, mais ou menos 15-30 minutos.
Essa receita rende 6 hambúrgueres.

6 comentários:

  1. Eu comédia td isso. Lindos!!!? Parabéns, Karen.

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer hoje quero provar,parece delicioso

    ResponderExcluir
  3. O meu sempre abre quando vai ao forno ,alguém tem uma dica para isso não acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, acontece comigo quando uso muito queijo (com muito tomate também acontece). O queijo solta gordura quando aquece, e isso "molha" a massa, fazendo com que se abra mais facilmente. Tente diminuir a quantidade de queijo e/ou aumentar a espessura da massa. Aperte bem as emendas e coloque-as em contato com a forma (para baixo).

      Excluir

Eu comentaria isso!