sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Pizza Caseira



Massas de pizzas ainda são mistérios para mim. Mas essa que tirei da coleção 500 (500 pizzas e pães, p. 17) ficou muito boa, considerando que não foi assada num forno a lenha e que não foi feita com farinha de trigo especial com maior teor de proteínas, e sim com a farinha comum do nosso dia a dia. Assar na pedra foi um diferencial, se você não tem uma e gosta de fazer pizza caseira vale a pena o investimento.

Ingredientes:

175 gramas de farinha de trigo comum
200 gramas de farinha de trigo especial - com mais glúten (usei apenas farinha comum, porém de qualidade: dona benta reserva especial)
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento biológico instantâneo
1 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (sopa) de azeite extravirgem
225 mL de água morna para quente

Modo de preparo:

Misture os dois tipos de farinha (se você estiver usando farinhas diferentes) e reserve. Coloque o açúcar, o fermento, o sal e 225 gramas da farinha misturada numa batedeira (tem que ser no mínimo uma planetária com gancho para massas pesadas; se você não tiver, faça na mão). Em outro recipiente, misture o azeite com a água morna e despeje aos poucos na tigela com farinha, batendo até ficar uniforme. Adicione a farinha restante. Bata em velocidade baixa por 4-5 minutos, até formar uma bola lisa e elástica (se estiver fazendo na mão, sove a massa por uns 10 minutos em superfície levemente enfarinhada). Coloque a massa numa tigela untada com azeite e cubra (eu cubro com plástico). Reserve num local abafado por cerca de 1h30 - 3h, até a massa sobrar de volume. Assim que tiver crescido, reparta a massa em 3 partes iguais. Modele 3 bolas e pressione até achatar. Na forma onde for assar, polvilhe um pouco de farinha ou fubá. Com um rolo, abra discos de até 30 cm de diâmetro, bem finos, com cerca de 2 mm de espessura. Coloque molho e recheie como quiser. Leve ao forno preaquecido na temperatura máxima. Asse até o queijo derreter, a borda estufar e a massa ficar crocante. Sirva imediatamente.

Dicas:

O livro recomenda colocar a pedra (ou forma onde for assar a pizza) para preaquecer junto com o forno. Eu não fiz isso dessa vez por falta de prática em abrir a massa e colocar os ingredientes. Mas da próxima vou fazer. Essa massa deve assar rapidamente e acredito que aquecer a pedra deva fazer diferença no resultado final.
Use um molho bem saboroso para passar na pizza porque faz diferença. Meu recheio foi muçarela, calabresa e catupiry.
Ao abrir a massa, use toda a porção separada. Isso porque eu fui inventar de abrir e cortar, e depois quis aproveitar o pedacinho que sobrou para fazer outra pizza menorzinha. Aí já era, não ficou redonda nem a pau e o pedaço encolhia toda hora. Fica a dica!

2 comentários:

  1. Karen, adoro pizza e tenho mesmo que provar essa receita de massa. Sua pizza ficou com ótimo aspecto.
    Beijos, fica com Deus
    Pri
    http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Priscila! Se fizer, me conta.
      Um beijo.

      Excluir

Eu comentaria isso!