quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Torta Vegetariana de Verão



Eu não sou vegetariana, mas adoro pratos desse tipo. A torta é um pouquinho trabalhosa, mas vale muito a pena. A massa desmancha na boca e o prato é muito leve.
Fonte: Livro 500 tortas doces e salgadas (p. 143).

Ingredientes:

Para a massa:
140 gramas de farinha de trigo
Uma pitada de sal
Cerca de 60 gramas de gordura vegetal
Cerca de 60 gramas de manteiga sem sal, gelada
1/2 ovo grande
1 colher (chá) de vinagre branco
1 colher (sopa) de água gelada

Para o recheio:
1,2 quilos de tomate cereja (usei um pouco menos, uns 900 gramas)
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 ovo levemente batido
1 cebola roxa média, fatiada
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho, amassados
1 abobrinha pequena, fatiada
3 colheres (sopa) de pesto (30 mL) - eu usei molho de tomates, pois não tinha pesto em casa
375 gramas de muçarela de búfala aos pedaços (eu usei um pouco menos, cerca de 250 gramas)
Folha frescas de manjericão
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Para a massa:
Misture a farinha e o sal numa tigela grande. Corte a gordura vegetal e a manteiga em pequenos pedaços e acrescente à mistura da farinha. Misture a manteiga e a gordura vegetal na farinha até obter a consistência de farofa úmida, deixando sobrar alguns pedacinhos de manteiga e gordura vegetal. Usando um garfo ou fouet, bata o ovo com o vinagre e a água. Despeje a mistura do ovo sobre a farinha bem devagar, mexendo apenas enquanto a mistura estiver úmida, até dar liga (aqui foi necessário acrescentar mais um pouquinho de farinha de trigo, cerca de 2 colheres de sopa). Faça uma bola, envolva a massa em um plástico e leve à geladeira por no mínimo meia hora. Abra a massa entre plásticos e coloque no fundo de uma forma redonda de 25 cm. Fure a superfície com um garfo e congele por 10 minutos no freezer. Asse em forno preaqueido (200ºC) por 20 minutos. Retire do forno e pincele o ovo pela base da torta. Retorne ao forno por mais 10 minutos. Deixe esfriar e reduza o forno para 175ºC.

Para o recheio:
Coloque os tomates cereja numa fôrma, regue com o vinagre e asse por cerca de 45 minutos (forno preaquecido a 200ºC), ou até que estejam macios. Escorra o líquido e deixe esfriar.
Numa frigideira, frite a cebola no azeite até ficar macia. Junte o alho e a abobrinha e frite por mais alguns minutos, até que a abobrinha esteja cozida. Junte os tomates, o molho pesto (ou o de tomates) e tempere a gosto com sal e pimenta. Retire do fogo. Espere esfriar um pouco e despeje sobre a massa da torta já assada e fria. Distribua os pedaços de muçarela e as folha de manjericão. Asse por mais ou menos 20-25 minutos, até o queijo derreter e a massa da torta começar a dourar. Desenforme cuidadosamente e sirva.

Dicas:

O maior "problema" dessa torta é o caldo que o recheio solta por cima da massa enquanto assa. Isso já era esperado, uma vez que os tomatinhos liberam bastante líquido enquanto cozidos. Assá-los em separado antes garante que parte do líquido seja retirado, mas no meu caso, ainda assim eles soltaram água (talvez não tenham ficado tempo o suficiente no forno antes de irem para o recheio). O jeito foi escorrer mesmo, no meio do processo eu abri o forno para retirar o líquido que estava se formando. Isso não comprometeu a torta, e se isso acontecer com a sua, não hesite em retirar esse caldo. A massa da torta não pode ficar encharcada (é por isso que a massa é assada em etapas e pincelamos ovo sobre a base dela num determinado momento).
Essa massa é bem delicada, difícil de abrir enquanto crua e difícil de manipular enquanto assada, pois se quebra facilmente. O trabalho compensa porque é deliciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!