sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Lasanha de Espinafre com Ricota


Ganhei de um amigo querido que esteve na França um livro de receitas muito bom - Crumbles et Gratins (sim, está em francês, mas nada que o bom google tradutor não resolva). Essa lasanha totalmente diferente das nossas é de lá, adaptada por mim, mas com a essência fina e chique dos franceses mantida. Vela a pena para fugir do tradicional.
Fonte: Livro Crumbles et Gratins - Lasagnes aux épinards, p.88.

Ingredientes:

1 pacote de massa para lasanha (prefira as frescas, e que cozinham direto no molho)
1 maço bem grande de espinafre, lavado e picado
1 colher (chá) de manteiga
80 gramas de queijo parmesão ralado
1 ricota pequena (cerca de 350 gramas)
Creme de leite (de caixinha) para dar liga (o quanto baste)
Sal e pimenta a gosto
Molho a gosto (usei um molho artesanal pronto, sabor 4 queijos, mas você pode usar qual quiser)

Modo de preparo:

Primeiro, lave o espinafre e pique em pedaços pequenos. Aqueça a manteiga e coloque as folhas, espere murchar e já desligue. Esfarele a ricota e coloque num processador (se for na mão, use um garfo e esfarele bem). Junte o espinafre cozido e pulse até misturar bem. Coloque o recheio numa vasilha e junte creme de leite até ficar um creme bem grosso e "com liga". Tempere a gosto com sal e pimenta. Reserve. Aqueça muito bem o molho e comece a montar a lasanha, começando com molho, massa, recheio, molho, massa, recheio, etc., até terminar o recheio. Finalize com o molho e por cima, parmesão ralado. Leve para assar (eu gosto de deixar metade do tempo com papel alumínio), até a massa ficar macia e o queijo levemente dourado por cima.

Dicas:

Esse recheio combina com vários tipos de molho. Caso não queira usar um quatro queijos, sugiro um bechamel ou molho ao sugo.
É importante colocar bastante molho (que não pode ser muito grosso), principalmente no fundo da travessa - isso evita que a lasanha grude, e faz com que a massa fique bem cozida.
Você também pode usar creme de ricota para dar liga no recheio ao invés de creme de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!