segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cheesecake de Nutella



Sobremesa fácil e sem erro, além de deliciosa. Quer mandar bem na sobremesa sem ter trabalho? Já tem uma boa opção. O mais interessante desse cheesecake é a consistência de mousse (que eu adoooro!). O sabor de nutella não é tão pronunciado, assim como o sabor do cream cheese. Se eu fosse comer sem saber o que era, não descobriria facilmente a presença desses dois ingredientes. Mas quando a gente sabe, dá para sentir cada um sim - o amarguinho do queijo e o inconfundível creme de avelãs. Acho que justamente por isso gostei tanto dessa torta, não enjoa e é levinha.
Fonte: Pinterest (com alterações minhas).

Ingredientes:

Para a base:
100 gramas de biscoitos tipo "maizena"
50 gramas de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de chocolate em pó

Para o recheio:
2/3 xícara (chá) de nutella
220 gramas de cream cheese
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 caixinha de chantilly batido
Raspas de chocolate ao leite para decorar (usei da marca Lindt)

Modo de preparo:

Para a base:
Triture os biscoitos no processador. Junte o chocolate em pó e depois a manteiga. Bata bem até virar uma massa. Cubra todo o fundo de uma forma (desmontável) de 20 cm com essa mistura. Leve para assar por cerca de 10 minutos em forno preaquecido (180ºC). Reserve até esfriar.

Para o recheio:
Na batedeira, bata bem a nutella com o cream cheese. Junte a baunilha e bata novamente. Depois, coloque o chantilly já batido (firme) e misture manualmente bem até ficar um creme homogêneo. Você deverá obter um creme fofo e leve. Despeje por cima da base já pronta e leve para gelar. Espere cerca de 4 horas, desenforme e coloque as raspas de chocolate. Sirva gelado.

Dicas:

Se você tiver um biscoito de chocolate sem recheio em casa, pode usar também. Nesse caso, não precisa colocar o chocolate em pó.
Preferi não fazer uma borda com a massa de biscoitos, achei que assim o cheesecake ficaria mais leve. O creme é firme o suficiente, não irá escorrer depois de um tempo fora da geladeira. Se você quiser fazer uma borda, talvez precise de mais biscoitos e mais manteiga.
A receita original é americana, o modo de preparar a base é diferente, assim como há ingredientes que não encontramos no Brasil. Fiz alterações por conta própria. E aproveito ainda para dizer que essa receita não é uma receita de cheesecake tradicional, não tem nada a ver.

2 comentários:

Eu comentaria isso!