segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Bolo Nuvem de Chocolate


Bolo 100% chocolate, do jeito que eu gosto. Quanto mais, melhor. Resolvi chamá-lo de "nuvem" porque o recheio ficou muito leve e fofinho, como uma nuvem mesmo. A cobertura é brigadeiro cremoso.

Ingredientes:

Para o bolo:
2 ovos grandes
1 xícara (chá) rasa de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) bem cheia de farinha de trigo
3 colheres (sopas) cheias de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Para o recheio:
350 gramas de doce de leite de boa qualidade
1 barra de chocolate meio amargo derretido (170-160 gramas)
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 caixinha de chantilly batido

Para a cobertura:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
100 gramas de chocolate picado (eu uso 50 gramas do meio amargo e 50 gramas do ao leite)
Chocolate granulado, raspas de chocolate ao leite e açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos inteiros com o açúcar e a margarina. Junte o leite morno, a farinha e o chocolate em pó peneirados e bata na velocidade mínima, apenas para misturar. Junte o fermento e novamente ligue a batedeira para misturar. Desligue e coloque a massa para assar numa forma redonda (20 cm), forrada com papel toalha de boa qualidade (sim, papel toalha!*). Deixe assar até passar no teste do palito. Desenforme e espere esfriar.

Para o recheio:
Bata o chantilly bem gelado seguindo instruções da caixinha. Junte o doce de leite, o chocolate derretido e o chocolate em pó. Bata na batedeira até ficar um creme homogêneo. Deixe na geladeira até o momento de usar.

Para a cobertura:
Numa panela de fundo grosso, misture todos o leite condensado, o creme de leite e o chocolate picado. Leve ao fogo baixo até o creme engrossar um pouco. Espere esfriar antes de aplicar.

Montagem:
Corte o bolo já frio em 3 partes. Na própria forma onde o bolo foi assado (eu gosto de forrar um plástico para ajudar a desenformar), coloque um disco de massa e molhe com uma calda de sua preferência (eu roubei um pouquinho do leite condensado da cobertura e misturei com água para fazer uma calda, na proporção de meio a meio). Despeje metade do recheio. Coloque outro disco de massa, molhe e espalhe o restante do recheio. Cubra com o último disco de massa, feche com o plástico (também serve papel filme ou papel alumínio) e leve para a geladeira por pelo menos 6 horas. Desenforme e espalhe a cobertura. Decore com bastante chocolate granulado. No centro, ralei um pouco de chocolate ao leite e polvilhei açúcar de confeiteiro.



Dicas:

*Já falei dessa dica do papel toalha na forma de assar bolo em outra postagem. Para quem perdeu, é o seguinte: fica muito mais fácil para desenformar um bolo quando, ao invés de untar a forma, você forra o fundo com papel toalha. É só colocar a folha lá e despejar a massa crua por cima dela. O papel mantém a umidade da massa, não deixa grudar e é muito prático. Testa aí e me conta.
Por favor (e de novo), nada de chocolate vagabundo por aqui. Use os conhecidos chocolates nobres da lacta, garoto ou nestlé (desses, o melhor na minha opinião é o lacta). Estou tentada a qualquer hora fazer um bolo usando apenas o gostosão do Lindt...

7 comentários:

  1. adorei seu blog, vou fazer suas receitas

    ResponderExcluir
  2. Esse recheio fica resistente ou quando está fora da geladeira ele escorre?E gostaria de saber tbm se é muio doce, pois planejo fazer um bolo com 3 camadas, sendo uma de doce de leite com amendoim... Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dana, o recheio é resistente sim (mas não estamos falamos do calor pavoroso que faz no norte, estamos?), mas não deixei o bolo fora da geladeira por mais de 1h para poder te responder com exatidão. Creio que aguente bem, mas realmente depende da temperatura que fará no dia da sua festa.
      Sobre ser doce, não é. Como o chocolate usado é meio amargo e como ainda leva chocolate em pó, o excesso do açúcar do doce de leite é "atenuado". Se vc quer garantir, use cacau em pó ao invés de chocolate em pó (cacau em pó não tem açúcar, enquanto chocolate em pó tem uma pequena quantidade).
      Sugiro também uma cobertura neutra como chantilly. Faz e me conta!

      Excluir
    2. Obrigada por me responder tão rapido rsrs...acho que quando eu fizer ainda vai estar esse friuzinho gostoso qualquer coisa deixo na geladeira =D.
      Bom minha intenção era cobrir com marshmallow ( pois mesmo sendo pro meu marido, eu ia desenhar encima), porem todos q testei são extremamente doces então vai ter q ser chantilly msm =/
      Se vc souber de outra cobertura não muito doce q aceite bem os corantes e não manche muito rsrsrs.. agradeço muito a ajuda seguirei algumas dicas... bjs e Obrigada novamente !

      Excluir
    3. Dana, a única cobertura que eu sei que não é tão doce e que aceita bem corantes é chantilly. Eu não gosto de usar corantes, mas já vi inúmeras pessoas colorindo o chantilly e sei que dá certo. Procure no youtube pra vc ver, tem vários vídeos.
      Recomendo o da marca Hulalá, eu acho excelente. Melhor ainda se vc encontrar as versões próprias para trabalhar com bicos ("oro" ou "platinum"), são extremamentes resistentes ao calor.
      Já usei mashmallow e merengue em bolos e acho que ambos escorrem com o tempo (as claras vão perdendo volume, é inevitável).

      Excluir
    4. tbm não sou fã de corantes, ma
      s como ia desenhar... o problema do chantilly é q ele mancha =/, mais obrigada pelas dicas...bjos

      Excluir

Eu comentaria isso!