quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Quiche Marguerita


Estou numa fase "marguerita" quando o assunto é culinária. Quero que tudo seja marguerita: a pizza, a torta, a quiche, o pastel e por aí vai. Sempre adorei tomates e depois que descobri o manjericão, nunca mais larguei. Combinação mais que perfeita!

Ingredientes:

Para a massa:
190 gramas de farinha de trigo peneirada
5 gramas de sal
115 gramas de manteiga integral sem sal
Água (o quanto baste)
1 clara para pincelar

Para o recheio:
3 ovos
1 lata de creme de leite
200 gramas de tomates tipo cereja, cortados ao meio
150 gramas de muçarela (ralada ou fatiada)
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Para a massa (paté brisée):
Misture a farinha e o sal, acrescente a manteiga gelada cortada em cubos e com as pontas dos dedos, misture sem sovar a massa, formando uma espécie de farofa. Acrescente a água aos poucos até que a massa se torne lisa e homogênea. Reserve refrigerada por 30 minutos. Abra com o rolo e com auxílio de filme plástico e disponha em uma assadeira própria para quiche (a minha tem 25 cm). Gele, pincele com a clara de ovo crua para impermeabilizar a massa*, fure com garfo** e leve ao forno pré aquecido (180º C) para pré-assar a massa (isso leva mais ou menos uns 10 minutos).

Para o recheio:
Com um fouet (ou garfo se você não tiver um), bata bem os ovos. Junte o creme de leite, tempere a gosto e bata mais um pouco. Disponha os tomates e as folhas de manjericão sobre a massa pré-assada, em seguida despeje o creme por cima. Cubra com a muçarela e leve ao forno até dourar.

Dicas:

*Pincelar clara de ovo sobre a massa crua impermeabiliza a massa, impedindo que a mesma absorva umidade do recheio.
**Quando for assar massas para tortas, sempre fure a base com um garfo. Isso é para que a massa asse ao invés de cozinhar.
Cuidado ao acrescentar a água na massa, pois para dar o ponto você precisa colocar bem pouca quantidade. Se colocar demais, passa do ponto.

Um comentário:

Eu comentaria isso!