domingo, 9 de dezembro de 2012

Biscoitos Amanteigados Finos



Adoro biscoitos caseiros, mas não sou muito de fazer porque acho que dão um trabalho excessivo. Vi as fotos desses biscoitos no grupo de culinária do facebook, e peguei a receita lá no blog do Mauro Rebelo. São da amiga Guineverre Alvarez. Estes não dão aqueeele trabalho, mas necessitam de algum empenho. Ficam levinhos, dão vontade de comer sem parar.

Ingredientes:

90 gramas de manteiga
5 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (chá) de creme de leite
3 gemas
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) rasa de fermento
Essência de baunilha a gosto
100 gramas de chocolate meio amargo para banhar (usei ao leite)

Modo de preparo:

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme branco. Adicione o creme de leite e as gemas*, batendo. Peneire a farinha juntamente com o fermento e bata mais um pouco na batedeira, acrescentando a baunilha. Coloque a massa em um saco de confeitar e, com um bico canelado grande, desenhe biscoitos em uma assadeira untada. Asse em forno baixo até dourar. Espere esfriar e retire da assadeira, banhando em chocolate derretido em seguida.

Dicas:

* Peneire as gemas para que a massa não fique com gosto e cheiro forte de ovo.
Usei chocolate nobre para banhar os biscoitos, daí demorou a beça para secar (eu não sei dar choque térmico!). Se você escolher um chocolate fracionado/hidrogenado, o aspecto final será melhor, mas certamente perderá no sabor.
Para esta receita, é importante fazer os biscoitos nesse formato de "rosquinha". A massa fica muito mais leve. Acabei fazendo alguns em formato de borboleta porque a massa fica pesada para empurrar no saco de confeitar (meu braço com tendinite pede arrego), os biscoitos nesse formato ficaram mais secos e durinhos. Não que fiquem ruins, mas o formato "rosquinha" é muito mais gostoso.

4 comentários:

  1. Quero isso! Hum...

    ResponderExcluir
  2. Hum....
    Parecem deliciosos e práticos para fazer!!!!
    Vou tentar!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O trigo pode ser com fermento? Daí não precisa colocar fermento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer, nunca fiz usando trigo com fermento. Acho melhor não arriscar e fazer com o comum mesmo.

      Excluir

Eu comentaria isso!