sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Empadão Cremoso de Presunto e Queijo



Depois do aniversário do meu filho, minha geladeira ficou impraticável. Era tanta sobra que resolvi fazer esta torta - usei presunto, queijo, cream cheese, catupiry, requeijão e um recheio maravilhoso estava pronto. A massa é a minha favorita, a das empadas que não desmancham que já postei aqui no blog várias vezes.

Ingredientes:

Para a massa podre:
250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga cortada em pedaços pequenos e levemente amolecida
1 ovo
1 colher (chá) de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de sal
40 mL de água fria

Para o recheio:
250 gramas de presunto picado
250 gramas de muçarela picada
1/2 pote de cream cheese
1 copo de requeijão cremoso
Cerca de 300 gramas de catupiry
1/2 caixinha de creme de leite
Temperos a gosto (usei apenas cheiro-verde)

Modo de preparo:

Para a massa podre:
Despeje a farinha sobre a superfície de trabalho e faça um buraco no meio. Nele, acrescente a manteiga, o ovo, o açúcar e o sal. Com a ponta dos dedos, misture esses ingredientes até obter um creme. Em seguida, pouco a pouco, incorpore a farinha no centro e trabalhe a massa com a ponta dos dedos até obter uma textura granulada. Adicione a água fria e misture tudo até a massa começar a dar liga. Usando a palma da mão, empurre a massa para longe de você 4 ou 5 vezes, até ficar homogênea. Forme uma bola com a massa, envolva em filme plástico e mantenha na geladeira até a hora de usar. Abra a massa com o rolo sobre uma superfície enfarinhada.

Para o recheio:
Numa panela em fogo baixo, junte o catupiry, o requeijão, o creme de leite e o cream cheese até ficar um creme homogêneo (se estiver muito grosso, coloque um pouquinho mais de creme de leite). Acrescente a muçarela e o presunto picados e misture bem. Finalize com o cheiro-verde. Reserve até esfriar e recheie a torta. Pincele gema e leve ao forno até dourar.

Dicas:

Esse tipo de recheio fica com gosto bem forte de queijo.

Um comentário:

Eu comentaria isso!