sexta-feira, 9 de março de 2012

Pão Petrópolis



Para mim é impossível assistir ao programa Mais Você da Ana Maria Braga por pura falta de tempo na parte da manhã, mas estou sempre no site dando uma olhadinha. Já faz tempo que encontrei a receita do pão petrópolis por lá. Achei muito simples e nem botei muita fé nele não, o modo de fazer é meio diferente... Mas eu tinha todos os ingredientes aqui em casa, fermento que estava por vencer, daí resolvi testar. Fiquei surpresa com o resultado, até quem não sabe fazer pão faz um "troço bão" como esse!

Ingredientes:

50 gramas de açúcar (1/4 xícara de chá)
400 gramas de farinha de trigo (2 e 1/2 xícaras de chá)
1 pitada de sal
30 gramas de fermento fresco (2 tabletes)
1 colher (sopa) de manteiga (15 gramas)
180 mL de leite (3/4 xícara de chá)
1 ovo
1 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto

Modo de preparo:

Numa tigela coloque o açúcar, farinha de trigo e a pitada de sal e misture. Reserve. Coloque numa outra tigela o fermento fresco, a manteiga, o leite e o ovo e misture bem. Adicione a mistura de farinha (reservada acima) e sove bem até ficar uma massa homogênea. Polvilhe um pouco de farinha de trigo nas mãos para desgrudar a massa que fica entre os dedos. Deixe a massa descansar por 20 minutos. Modele a massa dando formato do pão, polvilhe com farinha de trigo e transfira massa para uma forma de bolo inglês (25 cm por 10 cm e 6 cm de altura) forrada com papel manteiga nas laterais deixando 10 cm de papel para o lado de fora da forma. Pincele a massa de pão com a gema misturada com café pronto e deixe crescer até a massa dobrar de tamanho. Leve o pão ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme, retire o papel manteiga e sirva em seguida.

Dicas:

Quem quiser ver a postagem original lá no site Mais Você, é só clicar aqui. Quando fui fazer, encontrei o vídeo da execução da receita também, muito bom assistir para tirar todas as dúvidas.
Na receita ela diz que as quantidades são exatas para o pão dar certinho, não precisa colocar nada a mais e nem a menos. Mas no meu pão eu coloquei um pouquinho de farinha a mais, pois a minha massa estava mais mole do que a dela quando assisti o vídeo.
Para o pão ficar ainda mais gostoso, você pode cortar algumas fatias, passar manteiga e colocar numa frigideira ou chapa quente para dar uma leve torradinha.
Ao desenformar o pão, deixe esfriar sobre uma grelha (eu usei aquele suporte inútil que vem dentro do microondas - tá, agora tem uma utilidade rsrs). Isso faz com que o pão não fique úmido na parte de baixo. Se você deixar o pão sobre uma travessa por exemplo, ele vai "suar" na parte de baixo, que pode acabar ficando meio mole.

4 comentários:

  1. Karen,esse pão é delicioso mesmo!
    Eu também fiz e adorei!!!Ficou lindo o seu pão!
    Bom final de semana amiga.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hahahahah adorei essa do "suporte inútil que vem dentro do micro-ondas". Tive a mesma ideia e até já usei.
    Esse seu pão está lindo, hem!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ KAREN!
    AMO FAZER PÃES CASEIROS, RARAMENTE VOU À PADARIA, ESTE FICOU LINDO!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Karen!

    Vim retribuir a visita e também adorei as receitas que vi por aqui. Já estou te seguindo! Esse pão está divino, hein?

    Bjs e um ótimo domingo!

    Cintya Maria

    http://cozinharehpreciso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!