quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cupcakes de Chocolate com Brigadeiro


Desde que os cupcakes viraram febre, eu era doida para fazer. O negócio é que eu não encontrava a forma própria e não queria assar direto na forminha de papel (experiências de outras pessoas me mostraram não ser uma boa ideia fazer desse jeito). Estive em JF mês passado e finalmente consegui comprar a fôrma (conhecer a cidade é outra coisa, né?). Agora com a fôrma, faltava só encontrar a receita ideal. Para a massa escolhi a receita do "Bolo de Chocolate Bem Molhadinho" blog da Deborah, do Delícias 1001. Este bolo é bem prático, nem usa batedeira. Já até postei ele aqui no blog. Fácil e gostoso! E o recheio, "Brigadeiro de usar em manga de confeitar" eu peguei de um post na comunidade Culinária-Receitas, do Culinarista Mauro Rebelo. Tudo de bom!

Ingredientes:

Para a massa do cupcake:
1 ovo grande
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de achocolatado (usei chocolate em pó)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água fervendo
1/4 xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Para o brigadeiro:
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei achocolatado)
1 colher (sopa) de manteiga
1 gema peneirada
1 pitada de sal
100 gramas de chocolate ao leite, picado
Chocolate granulado a gosto

Modo de preparo:

Para a massa do cupcake:
Numa vasilha, coloque o ovo e bata bem com uma colher de pau (se tiver um fouet, melhor). Junte o açúcar e bata bem novamente. Vá colocando um ingrediente de cada vez, na ordem, e bata bem após cada adição. Unte e enfarinhe a fôrma de cupcakes e distribua a massa, colocando cerca de 2/3 em cada cavidade. Leve ao forno para assar.

Para o brigadeiro:
Misture todos os ingredientes e cozinhe até ficar no ponto de brigadeiro (só não precisa ficar "puxa-puxa" como brigadeiro de enrolar. Deixe esfriar, coloque um pouco na geladeira e passe para o saquinho de confeitar.

Montagem:
Resolvi que meus cupcakes seriam "cavados" para ficar com mais cobertura (acho que a maioria só cobre o bolinho, mas fiz do meu jeito). Espere que esfriem bem e corte uma tampa de cada cupcake, fazendo um buraco no meio. Cuidado para não atingir o fundo ou quebrar as laterais. Encha a cavidade com o brigadeiro e espalhe bastante por cima. Salpique granulado a gosto e sirva.

Dicas:

Meu brigadeiro ficou ligeiramente mais mole do que deveria, por isso não ficou tão legal na hora de confeitar. Um pouco de tempo a mais na geladeira resolveria, mas a afobada aqui não conseguiu esperar.
Essa receita rende 10 cupcakes, fiz meia de receita do bolo da Deborah e receita completa do brigadeiro do Mauro. Na minha opinião, os cupcakes devem ter muuuito recheio/cobertura, então acho que essa quantidade de cobertura daria para cobrir muito bem uns 8 cupcakes.
Só agora aprendi a linkar os blogs/comunidades e pessoas que cito aqui rsrsrs. Sim, tenho um blog há mais de 1 ano e não sabia disso. Você também não sabe? Então aprende aqui, no blog do Mauro!

6 comentários:

  1. Eta nois!!!!E vamo que vamo, só maravilhasss!!!Bjossssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Karen! Passei pelo seu blog e adorei, agora sou sua seguidora! Espero que você visite meu blog!


    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus!!! Que é isso, Karen. Que tortura.
    Ficou lindo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Depende da temperatura do seu forno. Não costumo colocar o tempo de forno das receitas justamente por isso. Cada forno funciona de um jeito, o tempo varia muito de um para o outro. Para vc ter uma ideia apenas, no meu forno já preaquecido, os cupcakes assaram em no máximo 15 minutos. Mas o melhor é ir olhando ao invés de marcar ou se basear no meu tempo, ok?

      Excluir

Eu comentaria isso!