sexta-feira, 1 de julho de 2011

Torta de Limão III



Enquanto não me decido qual versão de torta de limão é a minha preferida, posto para vocês uma terceira opção. Essa foi baseada numa torta que vendia na Torteria Haguanaboka de São José dos Campos - SP, feita com 3 camadas: o primeiro creme beeem azedinho, o segundo docinho e uma cobertura de marshmallow. Peguei apenas a ideia mesmo, pois acabei inventando os dois cremes.Já o marshmallow eu tirei do blog da Denise, Sabor & Prazer (http://saborprazer.blogspot.com).

Ingredientes:

Para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres de sopa de margarina
½ lata de creme de leite
1 colher de chá de fermento em pó

Para o creme 1:
1 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite
Suco coado de 4 limões médios

Para o creme 2:
250 gramas de chocolate branco picado
1 caixinha de creme de leite

Para o marshmallow:
50 mL de claras
200 mL de açúcar (meça na parte de mL mesmo)
50 mL de água

Modo de preparo:

Para a massa:
Peneirar a farinha, fazer uma cova no centro e colocar a margarina, o creme de leite e o fermento. Misturar com as pontas dos dedos, juntando a farinha até que seja toda incorporada à massa e que solte completamente das mãos. Deixar descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa, forre uma fôrma de aro removível (a minha tem 20 cm de diâmetro), furar o fundo com um garfo, assar em forno médio alto (220ºC), por cerca de 20 minutos.

Para o creme 1:
Misturar todos os ingredientes e reservar na geladeira até firmar um pouco. Despejar sobre a massa da torta já assada e fria.

Para o creme 2:
Derreter o chocolate branco com o creme de leite, até formar um creme homogêneo. Reservar até esfriar. Depois que estiver frio, despejar cuidadosamente sobre o creme 1 na torta.

Para o marshmallow:
Misturar a água com o açúcar e levar ao fogo baixo. Deixar ferver, sem mexer, por cerca de 8 minutos (ou até as bolhas que se formam no centro da panela começarem a subir devagar). O ponto é de fio fino. Enquanto a calda está fervendo, bata as claras até ficarem firmes. Sem desligar a batedeira, acrescente a calda e bata até esfriar e ficar firme. Aplique sobre a torta. Decore com raspas de limão a gosto.

Dicas:

Para fazer o mashmallow, meça tudo na parte de mL de um copo ou xícara graduada. É importante fazer as medidas corretamente. Se quiser, acrescente algumas gotas de uma essência a seu gosto depois de colocar a calda sobre as claras.
A Denise me ensinou que enquanto a calda está fervendo, não pode misturar senão açucara. Misture bem antes de levar ao fogo e depois disso, deixe ela lá quietinha no fogão.
O creme 1 fica bem azedinho mesmo. Se você não gosta que fique tão azedo, diminua a quantidade de suco de limão e coloque a gosto.
É importante deixar a torta na geladeira de um dia para o outro. O creme 1 demora bastante a endurecer, pois não leva gelatina. Se você não esperar o tempo necessário, com certeza vai fazer aquela meleca na hora de partir.

6 comentários:

  1. Karen,
    Parabéns menina vc ganhou o kit lá no meu blog!
    Mandei email pra vc, tá bom?
    Eu adoro torta de limão, leva um pedacinho pra mim?RSRS
    Bjinho minha linda.

    ResponderExcluir
  2. Karen, torta de limão é uma das minhas preferidas.
    Ficou uma tentação!
    Vou levar essa fatia pra mim!rs
    Bom final de semana.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Vc tá D+++++++...Quero aprender a fazer!!!"EU COMERIA ISSO" !!!Bjossssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Karen! Ficou lindona sua torta!! Também adoro torta de limão, dá para ver que o marshmallow ficou bem firme, é facinho né? Parabéns querida, seu blog está cada dia mais gostoso! rsrss

    ResponderExcluir
  5. Que delicia!
    minhammmmmmmmm
    beijos,
    http://viesfeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OLá Karen,hum que delicia!
    essa torta adoro,deu água na boca!
    bjs e linda noite!
    Parabéns
    Seja bem vinda Cantinho Forno e Fogão

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!