segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rocambole de Doce de Leite



Finalmente consegui fazer um rocambole ao invés de um "estrombole" de doce de leite para postar aqui. O negócio é ter paciência para enrolar e uns macetes que falo mais adiante.

Ingredientes:

5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
Gotas de essência de baunilha
2 latas de leite condensado cozidas na pressão por 40 minutos

Modo de preparo:

Bater as claras em neve, até ficarem bem firmes. Á parte, peneirar as gemas. Quando as claras estiverem prontas, vá colocando as gemas aos poucos, sem desligar a batedeira. Ainda com a batedeira ligara, adicione o açúcar peneirado. Bata tudo muito bem, desligue a batedeira e acrescente, também aos poucos e peneirada, a farinha de trigo. Por último, junte gotas de essência de baunilha a gosto e misture bem. Despeje a massa numa fôrma retangular, untada e forrada com papel-manteiga, também untado. Leve para assar. Desenforme sobre um pano de prato úmido e polvilhado com açúcar, espalhe o doce de leite já frio e enrole como rocambole. Leve para gelar e decore a gosto.

Dicas:

Não deixe a massa do rocambole dourar demais. Isso faz com que ela fique mais seca do que deveria, e por isso, se quebra ao enrolar. Outra coisa que ajuda na hora de enrolar é colocar bastante açúcar no pano de prato, sem miséria mesmo. Se você colocar pouco, a massa gruda mesmo. A massa do rocambole não deve ficar muito grossa. Essa quantidade é ideal para uma assadeira de 25 x 35 cm.
Bata o doce de leite já pronto e frio na batedeira. Faz com que fique bem cremoso e ajuda na hora de espalhar sobre a massa.

4 comentários:

  1. comeria sim com toda certeza, e um fatia bem avantajada.rsrs

    ResponderExcluir
  2. Karen, ficou lindo e só pode ter ficado delicioso!
    Receita anotada!
    Ótima semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. EU comeria isso tudim!!!Nossaaaa!!!!Maravilhosoo!!!!Bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Parece maravilhoso, vou tentar fazer no fim de semana.

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!