sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bolo Piscina de Morangos



Aqui em Belém morangos são caros e difíceis de serem encontrados em bom estado. Achei uma caixinha com uns morangos bons no supermercado, comprei e fiquei pensando qual doce poderia fazer com ela. São tantas receitas boas que nem sabia o que escolher. Dei uma olhada na comunidade do Orkut e me inspirei no "Bolo Romance" da Izabel. A ideia é mais ou menos essa: faz um bolo, retira o miolo, coloca um ou mais recheios que quiser, morangos, etc. E decore a gosto. O Bolo Romance leva uma tampa de chocolate por cima, o bolo fica lindo. Acabei não fazendo a receita da Izabel porque os morangos não seriam suficientes e aí inventei esse bolo.

Ingredientes:

Para a massa:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento

Para os recheios e decoração:
1 barra de chocolate ao leite
1 barra de chocolate branco
1 lata de creme de leite
200 gramas de morangos lavados
Chocolate granulado a gosto

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, coloque aos poucos e delicadamente a farinha, o chocolate em pó e o fermento (todos peneirados). Despeje numa fôrma para bolo inglês, untada e enfarinhada, e leve para assar.

Para os recheios e decoração:
Pegue duas panelas. Em uma, coloque o chocolate ao leite ralado (ou picado bem pequeno) e metade do creme de leite. Faça o mesmo com o chocolate branco, na outra panela. Derreta os chocolates com o creme de leite e reserve.
Quando o bolo estiver frio, desenforme e coloque sobre um prato de servir. Cave o miolo com o auxílio de uma faca (cuidado para não atingir o fundo e não deixar as laterais muito finas). Despeje a trufa branca. Cubra com uma camada de bolo - use os pedaços que foram cavados. Não deixe ficar muito alta. Despeje a trufa preta e alise com uma colher. Mergulhe os morangos, aleatoriamente, na trufa preta. Decore com o chocolate granulado e leve para gelar por cerca de 4 horas.

Dicas:
Colocar os morangos inteiros torna o bolo difícil de ser fatiado. Para faciliar, você pode cortar em pedaços. Outra ideia é "esconder" os morangos dentro do recheio e cobrir tudo com granulado.
Essa quantidade de bolo também pode ser feita numa fôrma redonda de 20 cm de diâmetro.

5 comentários:

  1. Delicioso Karen, bem recheado!!
    Bom demais!!!
    Bom Final de Semana.
    Bjs
    Ivani

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh!!!Vou mergulhar nessa piscina!!!Que lindoo!!!!Bjossss

    ResponderExcluir
  3. Nooossa, maravilhoso. Eu nem vou mostrar ao meu filho, senão eu não teria paz,,,rsrs!

    ResponderExcluir
  4. A barra de chocolate é de quantas gramas?

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!