sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pão de Queijo II


Mesmo tendo quebrado a cara várias vezes, não resisto em testar mais uma receita de pão de queijo. Já encontrei receitas legais, mas continuo em busca de alguma que seja mais parecida com o a receita do famoso pão de queijo de Caxambu-MG. Já postei aqui no blog uma receita bem fácil de pão de queijo (a que leva farinha de milho), mas gostei mais dessa aqui, postada na comunidade de Culinária - Receitas do Orkut, pela Deborah do Delícias Mil e Hummmm (www.delicias1001.com.br). O modo de preparar é bem diferente. Fica bem parecido com aqueles pães de queijo das lanchonetes da minha terra, vale a pena experimentar!

Ingredientes:

500 gramas de polvilho azedo
100 mL de água fria
200 mL de leite frio
125 gramas de gordura vegetal hidrogenada ou margarina
1 colher (sobremesa) de sal
2 a 3 ovos médios, ligeiramente batidos (totalizando 150 mL)
50 gramas de queijo parmesão ralado fino
200 gramas de queijo meia-cura ralado fino

Modo de preparo:

Misture com as mãos o polvilho azedo com a água fria até que o mesmo esteja hidratado. À parte, coloque em uma panela média o leite, a margarina (ou gordura vegetal) e o sal e leve ao fogo até abrir fervura. Junte a mistura fervente ao polvilho hidratado e bata na batedeira até obter uma massa lisa e brilhante. Junte os ovos batidos aos poucos e continue batendo até ficar homogêneo. Por último, agregue os queijos e envolva delicadamente com auxílio de uma colher de cozinha. Distribua a massa em um refratário grande, cubra com filme plástico e leve à geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte. Enrole os pães de queijo no tamanho desejado, coloque-os sobre assadeiras sem untar, leve ao forno pré-aquecido e asse até que estejam bem dourados. Sirva quente.

Dicas:

A massa é um pouco pesada para algumas batedeiras. Se a sua for muito "fraca", terá que amassar com as mãos mesmo. A minha aguentou bem, não é uma planetária mas também não é dessas que tem só 2 velocidades. Tenha cuidado para não estragar a sua!
Para "medir" os ovos, quebre um de cada vez e bata ligeiramente. Coloque numa xícara ou copo medidor para ver quantos mL o ovo batido tem. Vá colocando mais ovo batido até totalizar 150 mL, de acordo com a graduação da xícara. Fiz meia receita e usei 1 ovo e meio.
Enquanto assam, os pães vão "murchar" um pouco e parecem que vão ficar solados. Não abra o forno, pois é no fim do processo que eles crescem. A não ser que haja um problema com a vedação ou liberação de gás do seu forno (como já aconteceu com o meu), os pães crescerão e ficarão perfeitos. Coloque os pães no forno já quente.
Se quiser, você pode congelar. Basta fazer as bolinhas, colocar numa fôrma e congelar em aberto. Depois, distribua-os em sacos plásticos e retorne ao congelador.
Você também pode utilizar outros queijos, desde que sejam mais firmes, como por exemplo o provolone. Cuidado com o sal nesses casos.

4 comentários:

  1. Huuuumm, sou louca por pão de queijo... ontem a noite mesmo me cabei de comer pão de queijo. esses dai estão com uma cara boa :) vou fazer!
    Beijo


    Marcelalalala
    www.viesfeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Delícia. Eu também comeria isso! Aqui em casa pão de queijo é sempre muito bem vindo!!!! Aproveito para convidá-la a dar uma olhada no meu Blog. Lá há uma promoção tentadora da MOCOCA. Aguardo você!!!! Abraço, Nil:)

    ResponderExcluir
  3. Hum....Já to chegando aí!!!Com o seu cafezinho então heim??Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Tenho paixão por pão de queijo, até pelos de pacote!

    Amo!

    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!