segunda-feira, 11 de abril de 2011

Lasanha Parisiense



Sábado fomos almoçar no shopping e meu marido viu no cardápio de um lugar uma tal lasanha parisiense. Na hora do pedido, o garçom enrolou aqui e ali para nos contar que ia levar mais ou menos 45 minutos para ficar pronta, pois os produtos haviam acabado de chegar no restaurante. Com um bebê de 6 meses, não podemos nos dar ao luxo de esperar demais. Trocamos o pedido para ouvir uma nova desculpa: "está em falta". Não entendi muito bem como um restaurante não se prepara para atender seus fregueses no auge do sábado, shopping lotado, casa cheia, etc. Enfim, mudamos de restaurante e almoçamos, mas fiquei com a danada na cabeça. Cheguei em casa, li várias receitas de molho parisiense, fiquei meio perdida porque tem várias receitas diferentes, mas acabei fazendo uma lasanha parisiense à minha moda. Ficou diferente e gostosa.

Ingredientes:

500 gramas de frango cozido e desfiado
400 gramas de massa para lasanha
1 xícara (chá) de ervilhas congeladas
Cerca de 700 mL de leite
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1/2 cebola picadinha
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de requeijão
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
Sal e pimenta a gosto
300 gramas de mussarela fatiada
Queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

Descongele as ervilhas em água fervente por cerca de 3 minutos. Reserve. Numa panela, derreta a margarina ou manteiga e frite a cebola. Junte as ervilhas e mexa bem. Coloqueo o frango, despeje o leite e o requeijão. Quando ferver, adicione a farinha de trigo dissolvida em um pouquinho de leite (apenas para dar uma leve engrossada no molho). Desligue, coloque o creme de leite e tempere a gosto. Numa assadeira retangular pequena, coloque um pouco de molho (aqui, tente colocar apenas o caldo, sem o frango e as ervilhas). Forre o fundo com massa, seguida do molho e por cima, a mussarela. Cubra com massa e repita o processo, até terminar com o molho. Faça quantas camadas desejar (acho que fiz umas 4). Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno, coberta com papel alumínio por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, leve ao forno por mais uns 15 minutos. Sirva quente.

Dicas:

Use uma massa de lasanha que não precise de cozimento, isso facilita muito pois assim ela será cozida no molho; e na minha opinião, são mais gostosas.
Li algumas receitas de molho parisiense que levava uns 300 gramas de presunto picadinho. Algumas colocavam presunto e frango juntos, já outras colocavam o frango ou o presunto. Eu não coloquei presunto porque não tinha em casa. Faça do seu jeito!
O molho não pode ficar muito grosso senão a massa da lasanha não cozinha bem. Caso aconteça isso, coloque um pouco mais de leite.
Se preferir, faça o molho branco separadamente e depois acrescente o frango, ervilhas, presunto, etc.

3 comentários:

Eu comentaria isso!