segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Macarrão com Almôndegas de Salmão


Uma delícia essa receita da Rita Lobo. As almôndegas de salmão dão um toque especial à massa, feita com creme de leite e suco de laranja. Fácil e muito saborosa!

Ingredientes:

Para as almôndegas:
250 g de salmão sem pele e sem espinhos
¼ de xícara (chá) de batata cozida e amassada
½ cebola
1 dente de alho
raspas de 1 laranja
1 colher (chá) de sal
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
azeite a gosto

Para a massa:
3 xícaras (chá) de orecchiette (ou outra massa curta de grano duro - eu usei penne)
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
1 xícara (chá) de caldo de laranja
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
endro (dill) a gosto (não encontrei e substituí por hortelã)

Modo de preparo:

Para as almôndegas:
Descasque a cebola e o alho, corte a cebola em 4 pedaços. No processador de alimentos, bata todos os ingredientes com ½ colher (sopa) de azeite até formar uma pasta.
Para fazer as almôndegas: unte uma assadeira com azeite. Passe azeite na palma das mãos, modele as almôndegas do tamanho de bolinhas de pingue-pongue e transfira para a assadeira untada.

Para a massa:
Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 4 litros de água. Assim que ferver, junte 2 colheres (sopa) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar até ficar al dente conforme as instruções da embalagem. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho.
Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, acrescente metade das almôndegas e deixe dourar por 4 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual. Transfira as almôndegas para uma travessa e repita com o restante, regando a frigideira com azeite.
Retire a frigideira do fogo, regue com o caldo de laranja e mexa com a espátula, raspando bem para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho. Junte o creme de leite e volte a frigideira ao fogo médio. Assim que ferver, volte as almôndegas para a frigideira, tempere o molho com sal e pimenta e deixe cozinhar por mais 3 minutos – além de passar sabor ao molho, as almôndegas terminam de cozinhar no centro.
Assim que estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor.
Desligue o fogo do molho e adicione endro picado a gosto. Junte o macarrão cozido e misture bem – se quiser um molho mais fluido, adicione a água do cozimento reservada aos poucos. Transfira para uma travessa e finalize com mais endro, sirva a seguir.

Dicas:
Se não encontrar creme de leite fresco, pode usar 1 lata de creme de leite (sem soro) misturado com 1 xícara (chá) de leite. Na hora do preparo, mexa com o batedor de arame para evitar a formação de gruminhos. 
Não faça as almôndegas de salmão muito grandes, para garantir que fiquem bem cozidas por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!