sexta-feira, 13 de julho de 2018

Pizza - Massa Sovada no Processador


Gente, vou ser sincera: depois que descobri essa receita curinga da Rita Lobo, nunca mais fiz outra. Bota tudo no processador de alimentos, bate e pronto - é só esperar crescer! Além da facilidade, para uma massa de pizza feita em casa e sem os aparatos profissionais, eu diria que é a que mais se aproxima de uma pizza de pizzaria. Fica realmente muito boa!

Ingredientes:

3 xícaras (chá) niveladas de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água
10 gramas (1 envelope) de fermento biológico seco
1 colher (chá) nivelada de açúcar
1 colher (chá) nivelada de sal
2 colheres (sopa) de azeite e + um pouco para untar a tigela
Farinha de trigo para polvilhar a bancada
Fubá para polvilhar a assadeira

Modo de preparo:

Numa xícara medidora, coloque a água, o fermento e o açúcar. Misture bem para dissolver e deixe em temperatura ambiente até começar a espumar – isso leva cerca de 10 minutos. No processador, com a lâmina para massas, coloque a farinha e o sal. Coloque para bater na velocidade mínima e, pelo bocal da tampa, junte o fermento misturado com a água e com o açúcar aos poucos para incorporar. Adicione o azeite e continue batendo por mais 5 minutos, até formar uma massa bem lisa e elástica – você sabe que a massa está no ponto certo quando descolar da parede do copo do processador. Atenção: segure o processador durante a sova, ele pode dar uma chacoalhada. Unte uma tigela grande com um pouquinho de azeite e transfira a massa do processador para a tigela. Cubra com filme (ou pano de prato) e deixe fermentar em temperatura ambiente por cerca de 1h30, até a massa triplicar de volume. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico. Eu gosto de usar uma assadeira retangular grande que tem um bom antiaderente. Polvilhe a bancada com farinha de trigo, transfira a massa para a bancada e com o rolo de macarrão abra no tamanho desejado. Polvilhe o fundo da assadeira com fubá – ele evita que a massa umedeça e deixa a pizza mais crocante.Transfira a massa para a assadeira. Cubra com o recheio de sua preferência e leve ao forno para assar até as bordas ficarem douradas. Sirva a seguir.

Dicas:
Para dissolver o fermento na água com o açúcar, eu  gosto de colocar a água no micro-ondas por uns 15 segundos, só para "quebrar o gelo" da água. Não é para deixar a água morna, é para aumentar levemente a temperatura.
A massa vai esquentar um pouco dentro do processador, é normal.
Siga as medidas certinho (se tiver medidores universais, prefira-os) e resista a tentação de colocar mais farinha ou mais água na receita. As xícaras e colheres são NIVELADAS (encha o utensílio e depois passe uma faca na borda, deixando o conteúdo rente às bordas). A massa fica um pouquinho grudenta, é assim mesmo.
Essa quantidade rende 2 pizzas médias, mas vai depender da espessura que você deixar.
Influenciam no tempo de forno: espessura da massa, tipo de assadeira utilizada, temperatura do forno, quantidade de recheio utilizada, etc. Por isso não gosto de falar quanto tempo a pizza precisa assar. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!