segunda-feira, 13 de julho de 2015

Mousse Nhá Benta




Quem já comeu a Mousse Nhá Benta da Kopenhagen sabe do que eu estou falando! Eu adoro mousses, mas tenho que confessar que nunca tinha conseguido fazer uma que prestasse. Essa foi a primeira! E se deu certo comigo que nunca tinha acertado, vai dar certo com você também. Pode fazer sem medo que além de fácil, é deliciosa!
Fonte: Monta Encanta

Ingredientes:

Para a mousse:
170 gramas de chocolate meio amargo
170 gramas de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite sem soro*
4 claras com 1 pitadinha de sal

Para o marshmallow:
2 claras com 1 pitadinha de sal
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de karo
Raspas de chocolate ao leite para decorar

Modo de preparo:

Para a mousse:
Pique o chocolate em pedaços (não muito grandes) e leve para derreter no micro-ondas (o tempo varia  de acordo com o seu aparelho, vá colocando de 30 em 30 segundos para o chocolate não queimar, mexa bem a cada vez, e se necessário, coloque mais tempo). Quando o chocolate estiver totalmente derretido, misture com o creme de leite sem soro, até ficar um creme homogêneo. Bata as claras em neve com a pitadinha de sal até ficarem firmes. Delicadamente e aos poucos (dá para fazer em 3 etapas), incorpore-as ao creme de chocolate, com o auxílio de uma espátula. Aqui é necessário ter cuidado para não mexer muito, apenas incorpore as claras, não as desmanche no creme! Despeje numa travessa ou em taças individuais e leve para gelar.

Para o marshmallow:
Leve ao fogo o açúcar e a água dissolvidos, até ficar em ponto de fio (o ponto de fio é quando você levantar a calda com uma colher e dela escorrer um fio contínuo; também dá para perceber que o ponto está correto quando as bolhas que se formam começarem a subir mais lentamente, além da cor amarelada). Quando a calda estiver quase pronta, comece a bater as claras com o sal. Quando estiverem em ponto de neve, junte o karo e vá colocando a calda quente, lentamente, sem parar de bater. Depois que toda a calda já tiver sido incorporada, deixe bater bem até esfriar (o tempo vai depender da sua batedeira; eu deixei bater por 10 minutos). Tem que bater bastante mesmo para que o marshmallow fique firme e brilhante. Desligue e espalhe por cima da mousse. Decore com o chocolate em raspas e leve para a geladeira por pelo menos 6 horas. Sirva gelado.

Dicas:

* Para tirar o soro do creme de leite, deixe a lata no freezer por uns 50 minutos. Depois é só abrir com cuidado e escorrer o soro que vai estar totalmente separado do creme (o soro vai estar por baixo, basta tirar o creme de cima).
Use um chocolate de boa qualidade! Eu usei o suíço Lindt.

2 comentários:

  1. Oi! Tenho uma batedeira planetária, mas a última vez que tentei fazer marshmallow, quase queimei a batedeira e o marshmallow não ficou no ponto. Desisti. Agora vou tentar com essa receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili! Diversos fatores interferem no ponto do marshmallow. Mas eu acho que o que mais determina o ponto do dele é quanto açúcar e quanta água você coloca para fazer a calda, além do tempo que você deixa no fogo. Quanto menos água no açúcar, mais grosso vai ficar o seu marshmallow. Mas além disso, é necessário que a calda fique no ponto certinho, formando um fio contínuo (coloque uma colher lá dentro e levante, se formar um fio que não se desfaz, está no ponto). Eu confesso que aprendi com o tempo, errei várias vezes. Bater muito tempo serve muito mais para deixar o creme lisinho e brilhante do que para acertar o ponto. Faça isso e não tem erro.

      Excluir

Eu comentaria isso!