quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Brigadeiro Gourmet


Sou apaixonada por brigadeiros - gourmet, tradicional, branco, qualquer um. E por isso, já testei inúmeras receitas até chegar em uma que me agradasse. Antes de postá-la, preciso contar que testei a contestada versão com um tiquinho de farinha de trigo que eu tanto torcia o nariz. Meu receio era ficar com gosto de farinha, mas não. Achei um pouco chato para dissolvê-la, mas realmente, se a quantidade for respeitada (10 gramas por receita), o gosto não aparece. No final das contas, a minha receita favorita não leva farinha não. Isso porque sinceramente não vi grandes diferenças da versão com e sem farinha e como foi chato para dissolver - além da chance de formarem pelotinhas - preferi não usar; e também já uso creme de leite (que ajuda na cremosidade e também a não açucarar). Bom, aí fica do seu gosto. Essa é a minha receita favorita:

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (do bom, eu só uso Moça)
1/2 caixinha de creme de leite (do bom também, rs)
150 gramas de chocolate, o melhor que você encontrar (eu gosto de usar o belga Callebaut)
Granulado de qualidade (de preferência, da mesma marca do chocolate que você usou)

Modo de preparo:

Leve o leite condensado, o creme de leite e o chocolate ao fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Despeje sobre uma travessa levemente untada com margarina ou manteiga e deixe até ficar completamente frio. Cubra com um filme plástico para não formar aquela película por cima. Enrole e passe no granulado.

Dicas:

Para um bom brigadeiro, é essencial usar uma panela de fundo grosso (evita que o doce queime), e que não tenha cheiros fortes porque o brigadeiro absorve cheiros com facilidade (não utilize a sua panela de bifes para fazer docinhos!). Use também uma espátula de silicone para mexer, é melhor e mais higiênico do que colher de pau.
O que caracteriza o brigadeiro gourmet é justamente a qualidade do chocolate. Escolha um chocolate importado. Saiba que vai custar bem caro. O granulado também é essencial - não adianta usar um chocolate divino mas pecar no granulado comum.
O ponto é o mesmo do brigadeiro tradicional, desgrudou do fundo tá pronto. É difícil falar da quantidade de minutos na panela, já que isso vai depender do seu fogão, da sua panela e até mesmo da marca dos ingredientes que você está usando. Eu gosto do brigadeiro um pouquinho mais mole do que o ponto tradicional - aquele ponto que você morde e o doce já começa a derreter na boca.
Esse brigadeiro não precisa de geladeira (e nem deve ser refrigerado, porque fica duro!). Dura cerca de 7 dias em recipiente fechado.
Essa mesma receita dá para fazer brigadeiro gourmet de colher (é só deixar menos tempo no fogo) e colocar em vidrinhos para serem servidos como lembrancinhas em aniversários, como fiz no aniversário do meu filho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!