segunda-feira, 14 de abril de 2014

Quiche de Três Pimentões


Já fiz quiche de tudo que é jeito, mas hoje trago uma inédita: recheio de três pimentões! Muito interessante o contraste do verde, que tem sabor bem pronunciado, com o amarelo e o vermelho, bem mais suaves. Para os vegetarianos de plantão. Bora fazer?

Ingredientes:

Para a massa:
200 gramas de farinha de trigo
1 ovo
4 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de água

Para o recheio:
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
3 ovos grandes
1 lata de creme de leite (ou 1 caixinha e meia)
Sal e pimenta a gosto
50 gramas de queijo para ralar (pode ser qualquer um - parmesão, gruyere, gouda, muçarela, etc.)

Modo de preparo:

Para a massa:
Prepare a massa colocando a farinha de trigo numa vasilha e abrindo um buraco no meio. Coloque o ovo no centro da farinha, acrescente a manteiga gelada cortada em cubos, a água e o sal. Misture com as pontas dos dedos até a massa ligar. Se for necessário, coloque mais água ou mais farinha. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa com um rolo (fica muito mais fácil se você abrir este tipo de massa entre dois plásticos) e forre o fundo e as laterais de uma forma média (a minha é redonda e tem 25 cm de diâmetro). Reserve.

Para o recheio:
Corte os pimentões ao meio, retire as sementes e as membranas. Leve-os ao forno até ficarem macios (eu coloquei direto sobre a grade do forno mesmo, com a parte do corte voltada para baixo, e deixei uma assadeira na grade de baixo para aparar a água que escorre dos pimentões). Pique cada pimentão em cubos médios e reserve.
Usando um fouet, misture bem os ovos com o creme de leite,  tempere a gosto com o sal e a pimenta. Espalhe os pimentões picados sobre a massa já aberta na forma. Despeje o líquido reservado e cubra toda a extensão da torta. Finalize com o queijo ralado. Leve para assar (forno médio) até o creme ficar firme.

Dicas:

Se você quiser, pode retirar as peles dos pimentões. É só deixar um pouquinho a mais no forno - retire quando começarem a surgir bolhas na superfície. Depois, coloque-os para esfriar dentro de um saco plástico fechado. Quando estiverem frios, é só puxar a pele. Eu não retirei a pele, vai do seu gosto.
Se você gosta de quiches crocantes, antes de espalhar o recheio, dê uma pré-assada na massa. Eu não gosto muito de fazer assim, pois acho que ficam muito torradas. Mas, pelo que já andei lendo, parece que é o método "correto" de se fazer quiches.

2 comentários:

  1. Menina, eu fiz um macarrão com pimentão, fica uma delícia. Faz um molho com queijo e vinho e branco e depois joga o pimentão (vermelho e amarelo) picadinhos por cima. Já usei cru e também cozido no vapor com brócolis. Delícia! (Comi a primeira vez numa casa vegetariana! srsrs)

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!