quinta-feira, 24 de abril de 2014

Bolo de Castanhas com Brigadeiro


Gente, eu tinha esquecido de postar essa receita! Fiz esse bolo para o meu pai quando ele veio passar o aniversário aqui em casa. Acabei esquecendo de tirar foto dele fatiado, sorry. É um bolo de massa branca com um delicioso recheio de castanhas e uma cobertura de brigadeiro cremoso. Perfeito!

Ingredientes:

Para a  massa:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite
1 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sobremesa) rasa de fermento em pó

Para o recheio:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 gemas peneiradas
Cerca de 150 gramas de castanhas processadas grosseiramente

Para a cobertura:
1 lata de leite condensado (reserve umas 3 colheres de sopa para a calda)
100 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo (costumo usar uma mistura dos dois tipos)
1 caixinha de creme de leite
Chocolate em raspas para decorar
Açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater muito bem o açúcar, os ovos e a margarina. Quando o creme ficar esbranquiçado e fofo, junte o leite morno, a farinha e o fermento peneirados e a essência de baunilha. Agora bata apenas para misturar. Despeje a massa numa forma de bolo inglês (pode ser untada e enfarinhada, pode ser com papel manteiga, ou com uma folha de papel toalha). Asse até passar no teste do palito. Espere uns 10 minutos até esfriar e desenforme. Deixe esfriar completamente.

Para o recheio:
Misture o leite condensado, o creme de leite e as gemas numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar (fogo médio). Junte as castanhas trituradas e misture muito bem. Reserve até esfriar.

Para a cobertura:
Numa panela, junte o leite condensado, o creme de leite e o chocolate picado. Mexa sem parar até ficar no ponto de brigadeiro cremoso, sempre em fogo baixo.

Montagem:
Monte o bolo na própria forma onde foi assado: forre um plástico grande para ajudar a desenformar antes de começar a montar o bolo. Corte o bolo em 2 ou 3 partes. Coloque uma parte dentro da forma forrada e molhe com uma calda de sua preferência (eu faço com uma calda de leite condensado e água, na proporção de meio a meio). Coloque o recheio e cubra com a outra parte de massa (se tiver cortado em 3 partes, divida a quantidade de recheio em duas partes e repita o processo). Cubra com o plástico, fechando bem o bolo, e leve para gelar por no mínimo 6 horas. Desenforme sobre um prato de servir e cubra com o brigadeiro quase frio. Decore a gosto e sirva.

Dicas:

Esse brigadeiro da cobertura não pode esfriar completamente, caso contrário, ficará complicado de espalhar por cima do bolo. Use quando estiver morna.
Esse recheio serve de base para muitas outras combinações: se quiser, pode colocar nozes, amêndoas, avelãs, chocolate picado, frutas, etc. Combina com tudo!

Um comentário:

Eu comentaria isso!