terça-feira, 15 de outubro de 2013

Rigatoni Recheado


Tá aí um método prático de rechear o rigatoni. Vi essa dica rolando no facebook e não resisti em testar. A única parte chata é ter que colocar todos os tubinhos de macarrão de pé, mas isso aí não impede ninguém de testar essa ótima ideia!

Ingredientes:

250 gramas de macarrão tipo rigatoni
300 gramas de carne moída
80 gramas de linguiça (da fininha), picada em rodelas
1/2 cebola picadinha
Cerca de 2 colheres (sopa) de azeite
1 sachê de molho de tomate pronto
Fatias de muçarela
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Primeiro cozinhe o macarrão em bastante água e sal (não coloque óleo e nem azeite!). Quando estiver al dente, escorra a água (não passe o macarrão na água fria!) e reserve para esfriar. Faça o molho: aqueça o azeite e junte a cebola picadinha, mexa por cerca de 1 minuto. Acrescente a carne e não pare de mexer, de forma a desfazer os grumos de carne que se formam. Quando a carne perder a aparência de crua, tempere a gosto (eu costumo usar um pedacinho de caldo de carne, ou então a ponta de uma colher de tempero caseiro). Junte as rodelas de linguiça, tampe a panela e abaixe o fogo. De vez em quando, abra a panela e misture um pouco. Quando a água que se formou tiver secado, junte o molho de tomate. Mexa bem, e se necessário, coloque um pouquinho de água quente. O molho precisa ficar mais grosso e encorpado, então não jogue muita água. Deixe cozinhar uns 5 minutos e desligue. Retire 1 concha desse molho e depois colete todas as rodelas de linguiça. Coloque no liquidificador e processe até que as rodelas desapareçam. O objetivo é encorpar o molho e fazer com que a linguiça fique bem picadinha. Se você tiver um processador de alimentos, é melhor do que o liquidificador. Retorne o molho batido (ou processado) à panela e deixe ferver novamente por uns 2 minutos. Com o molho pronto, proceda da seguinte forma:

pegue o macarrão já cozido e frio e disponha cada rigatoni de pé, lado a lado, assim:



Agora coloque o molho com cuidado, de forma que entre bastante molho em cada macarrão. Vá fazendo devagar e dando umas batidinhas na forma para que o molho desça:


Coloque todo o molho preparado. Agora, disponha por cima quantas fatias de muçarela desejar.


Leve ao forno até o queijo derreter e sirva imediatamente.



Dicas:

É fundamental usar uma massa de boa qualidade para fazer essa receita. O macarrão precisa ser cozido antes de ser recheado, e o cozimento não pode fazer com que a massa se quebre toda. Escolha um macarrão grano duro.
Você também pode colocar vários outros recheios nesse macarrão. Vale pequenas fatias de presunto e queijo, frango desfiado, 4 queijos, etc. Só vai dar um pouco mais de trabalho para rechear.
Eu não sabia como calcular a quantidade exata de macarrão para a forma que queria usar, então medi antes de cozinhar. Basta colocar a massa de pé na forma antes de cozinhar também. Sim, você vai fazer a parte chata dessa receita 2 vezes se optar por esse método, mas é melhor do que ter macarrão sobrando. Lembre-se de que o macarrão cozido absorve água e aumenta um pouco de tamanho quando pronto.
Quando você for preparar qualquer macarrão, lembre-se de 2 coisas: não coloque óleo ou azeite na água de cozimento! Isso faz com que a massa fique gordurosa sem necessidade, além de diminuir a aderência do molho. Quer que o seu macarrão não grude? Coloque para cozinhar numa panela bem grande com bastante água, mexa ocasionalmente e o mais importante: opte por uma massa de qualidade! A outra coisa para se lembrar é de nunca lavar o macarrão na água fria! Isso serve apenas para esfriar a massa. 
A foto original mostrava essa receita sendo feita numa forma redonda de aro removível, e depois de pronto o macarrão era desenformado, ficando como uma torta. Eu não quis fazer assim porque queria fazer uma quantidade pequena e as minhas formas desse tipo são grandes.

6 comentários:

  1. Deve ser delicioso com todo esse queijo!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer, depois conto como ficou.

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas, vice é muito detalista e atenciosa. Vou fazer no feriado dia 12 de outubro. Amiga obrigada! Depois te conto.

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!