sábado, 7 de setembro de 2013

Sanduíche de Carne Louca



Carne louca nada mais é do que uma carne de panela desfiada num molho enriquecido e encorpado. Fica deliciosa quando colocada dentro de um pão, seja lá qual for. Muito prática de fazer quando você já tem aquela sobra de carne cozida.

Ingredientes:

Cerca de 500 gramas de carne de panela já cozida (qualquer uma que desfie - patinho, coxão duro, alcatra...)
1/2 cebola picadinha
1/2 pimentão verde pequeno, em cubinhos
1/2 sachê de molho de tomate pronto (ou meia lata)
Cheiro-verde à gosto
Azeite para refogar
4 pães (eu usei o francês, mas pode ser qualquer um)

Modo de preparo:

Desfie a carne e reserve. Numa panela, refogue a cebola no azeite, junte o pimentão e deixe refogar mais um pouco. Acrescente o molho de tomate e a carne. Se ficar muito grosso, coloque um pouquinho de água quente (deixe a textura do molho como for do seu agrado). Se necessário, acerte o sal, acrescente o cheiro-verde e desligue. Corte os pães, recheie com o molho de carne e sirva.

Dicas:
Se você não tiver a carne pronta e quiser fazer, basta limpar, picar em cubos e temperar uma peça pequena de uma carne que desfie. Deixe descansar por cerca de 2 horas. Aqueça uma panela de pressão, coloque um pouco de óleo e doure a carne. Vá mexendo bem até a água que vai se soltar dela secar. Quando isso acontecer (demora um pouco!), coloque água fervente até cobrir a carne e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Abra a panela, veja se a carne está macia (caso contrário, leve novamente para o fogo e deixe mais tempo). Espere esfriar, desfie a carne e reserve a água do cozimento para colocar no molho, caso necessário.
Tem tanta variação dessa receita por aí, basta usar a imaginação. Você pode colocar mais ingredientes no molho, como azeitonas, tomates, cenoura, etc.

2 comentários:

Eu comentaria isso!